Ralf Schumacher “rebaixa” feitos de Hamilton e surpreende com declaração sobre Verstappen
Em uma entrevista ao Formel1.de, Ralf Schumacher comentou sobre sua própria carreira e a de seu irmão, Michael Schumacher, heptacampeão da Fórmula 1. Para Ralf, as conquistas de Michael ainda não serão igualadas tão cedo.
“Mesmo Lewis Hamilton nunca chegará perto”, afirma Ralf. “Nem mesmo em anos-luz, na minha visão.” O ex-piloto acredita que um piloto pode se aproximar das realizações de seu irmão: Max Verstappen.
“Achávamos que Lewis Hamilton poderia fazer coisas extraordinárias, mas ele não conseguiu. E pensávamos que Max Verstappen teria o mesmo potencial… embora eu acredite que, em termos de talento, ele possa ir mais longe do que Lewis Hamilton. Portanto, ele realmente faz a diferença.”
Na opinião de Ralf, Michael Schumacher foi um desses pilotos que fez a diferença, assim como Verstappen está fazendo agora. No entanto, ele reconhece que Michael teve “sorte” de estar no lugar certo na hora certa, referindo-se à era de ouro da Ferrari entre 2000 e 2004, quando conquistou o título cinco vezes consecutivas.
Opinião que deve gerar discussões
As declarações de Ralf certamente provocarão debates, mas ele enfatiza que não está falando apenas por ser irmão de Michael. “Talvez Max Verstappen mude isso se continuar na F1 por muito tempo, mas, para mim, o que Michael fez é inigualável. Na minha opinião, nada se compara a isso. E, mesmo assim, acredito que Lewis Hamilton nunca alcançará esse patamar, mesmo que haja uma grande diferença de tempo. É preciso ter a capacidade de construir uma equipe do zero.”
“Atualmente comentarista de F1 na filial alemã da Sky Sports, Ralf vê os pilotos da Mercedes fazendo menos diferença do que seu irmão fez na época da Ferrari. “Quando ouço os comentários de hoje, inclusive os de Toto [Wolff, chefe da equipe], que menciona que os pilotos disseram algo e as coisas tomaram um rumo inesperado…
“Esses pilotos realmente não têm muito a dizer sobre isso. Como podem sugerir como configurar e dirigir o carro, por assim dizer? É mais ou menos assim. E então você percebe a diferença com alguém como Michael, que tinha a Ferrari, Jean Todt, Ross Brawn… as pessoas certas ao seu redor.”