É verdade que David Couthard teve importante papel nos primeiros passos da Red Bull?

0

Nos dias de hoje, a Red Bull é uma das maiores equipes do grid da Fórmula 1, com seis Mundiais de Construtores conquistados. A equipe, que hoje é considerada uma das maiores potências na F1, começou a sua jornada em 2005, sendo mais uma das que tentavam se aventurar na principal competição do automobilismo mundial. Ela foi a única, naquele ano, que não levava o nome de uma montadora de carros.

Muito do sucesso da esquadra austríaca se deve ao investimento pesado feito por Dietrich Mateschitz, cofundador dos energéticos Red Bull, que ao longo dos anos conseguiu render vitórias e títulos. Outro nome foi essencial para que o projeto da marca tivesse um bom futuro ao longo prazo. Trata-se de David Couthard, primeiro piloto da equipe e que se dedicou em apoiar o desenvolvimento da RBR. Em entrevista ao Planet F1, ele relembrou como foi a sua passagem pela equipe.

“Naquele período, eu estava mais envolvido. Eu estava indo para a fábrica mais do que eu já tinha ido na McLaren. Íamos a Salzburgo e encontrávamos Dietrich depois do grande prêmio, explicávamos o que tínhamos conquistado, o que precisávamos, como as coisas estavam evoluindo. Foi ótimo. Foi fortalecedor. E então, quando cheguei ao fim daquela jornada, não foi difícil para mim me afastar e abrir caminho para Sebastian e então toda aquela jornada que eles seguiram”, contou Couthard.

David Couthard foi importante para que a Red Bull evoluísse na Fórmula 1

Durante a entrevista concedida, David Couthard também relembrou como foi o seu envolvimento para que a Red Bull evoluísse rapidamente em algumas áreas, como a caixa de câmbio. “Tivemos que encontrar um parceiro de motor que nos desse um pouco mais de flexibilidade. “E a caixa de câmbio era uma grande área em que estávamos atrasados ​​porque as pessoas mudaram para trocas contínuas, o que valia alguns décimos de volta. Então trouxemos alguém da Ferrari com quem eu havia trabalhado na McLaren e compramos um dinamômetro de caixa de câmbio, o que é um grande investimento que Dietrich teve que aprovar e estávamos tentando trazer isso.”

“É claro que quando você está forçando há falhas, mas eu vi a falha como uma parte importante da aceleração do desenvolvimento porque se você sempre mantém a segurança, como você sabe quanta margem você tem se você está sempre atingindo as metas? Isso significou que tivemos algumas situações de fumaça fora da pista, porque se você não está ganhando o grande prêmio, por que isso importa? Se o objetivo é vencer o grande prêmio, você faz tudo o que é possível para acelerar esse momento. Houve momentos dolorosos, mas acho que ficou demonstrado que, a longo prazo, esse objetivo foi uma boa base.”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.