Polêmica envolvendo saída de Oscar Piastri ganha nova revelação

0

Oscar Piastri é hoje um dos pilotos mais notáveis no grid da Fórmula 1. Contudo, antes mesmo de estrear na categoria, o jovem australiano esteve no centro de uma das maiores intrigas de mercado da história recente.

Anunciado como novo piloto da Alpine para a temporada de 2023, Piastri desmentiu o comunicado da equipe poucos minutos depois nas redes sociais, revelando que havia assinado com a McLaren, equipe pela qual ainda compete.

Esse episódio, bastante inusitado, marcou o início do fim da gestão de Otmar Szafnauer como chefe da Alpine. Em entrevista ao podcast High Performance, Szafnauer rompeu o silêncio e revelou sua versão dos acontecimentos envolvendo Piastri e a Alpine.

Os bastidores da polêmica saída

“Oscar Piastri”, disse Szafnauer na entrevista, “era um piloto da Alpine Academy e contou com o apoio da equipe. Havia um contrato que dava à Alpine a opção de promovê-lo à Fórmula 1 após a temporada de Fórmula 2.

Contudo, esse contrato nunca foi assinado! E posso provar que eu não tive qualquer envolvimento com essa falha… Esse erro ocorreu em novembro (de 2021), enquanto eu comecei a trabalhar na equipe em março seguinte. Em novembro, o contrato deveria ter sido assinado, mas não foi, e quando entrei, meses depois, não tinha conhecimento do ocorrido.”

Szafnauer também explicou o que levou ao erro: “Basicamente, não enviaram os documentos corretamente ao CRB (Conselho de Reconhecimento de Contratos da FIA, onde os contratos devem ser registrados para validação), e o acordo nunca foi formalizado. Houve um período de duas semanas em novembro para que isso fosse feito, mas nunca aconteceu. E então, durante o processo no CRB, a Alpine perdeu o caso porque os contratos não estavam arquivados.”

O ex-chefe da Alpine, que também liderou a Force India, Racing Point e Aston Martin, revelou mais detalhes sobre o impacto dessa situação na comunicação da equipe: “Após perdermos o caso no CRB, a equipe divulgou um comunicado à imprensa com minha foto anexada. Primeiro, eu não tinha nada a ver com aquela situação, nem estava lá quando ocorreu. Segundo o departamento de comunicação, que não estava sob minha responsabilidade, decidiu me culpar para encobrir a incompetência dos responsáveis na época.”

Szafnauer ainda acrescentou: “Conheço bem Lucy Genon, que foi quem colocou a minha foto no comunicado, já que ela trabalhou comigo na Force India. Fui até ela e perguntei por que fizeram isso, e ela disse: ‘Sinto muito, mas me mandaram fazer.’ Não foi correto, mas percebi que havia pessoas dentro da Alpine em quem eu não podia confiar, e que queriam me tirar de lá.”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.