Bomba vinda da Europa: Sauber pode dar vaga para Gabriel Bortoleto

0

Gabriel Bortoleto ainda não está completamente fora dos planos da Sauber Audi para a temporada 2025 da Fórmula 1. Segundo a edição de domingo (22) do jornal suíço Blick, a equipe tem a intenção de contratar, ao lado de Valtteri Bottas, “um piloto mais jovem” para atuar como reserva e no desenvolvimento do carro.

A matéria, assinada pelo jornalista Roger Benoit, informou que a base da equipe em Hinwil optou por manter Bottas por mais um ano, uma informação também confirmada pelo site neerlandês RacingNews365. A publicação sugere que a Audi está interessada em desenvolver um jovem piloto para assumir um assento titular em 2026.

De acordo com o Blick, a equipe procura um piloto “pelo menos 15 anos mais novo que Nico Hülkenberg (37) e Bottas (35)”. Curiosamente, apesar de possuir uma academia de pilotos, a Sauber parece não estar disposta a considerar Théo Pourchaire, atual campeão da F2, ou Zane Maloney para essa função.

Bortoleto surge como favorito

A Williams, por sua vez, demonstrou interesse em emprestar Franco Colapinto, mas o chefe da equipe, James Vowles, confirmou ao jornal suíço que “o interesse da Audi é muito pequeno”. Isso faz com que Bortoleto continue sendo o favorito para ocupar essa vaga.

Quanto à McLaren, que detém os direitos sobre o piloto brasileiro, não há objeções quanto a sua liberação. Na verdade, segundo informações obtidas pelo site Grande Prêmio, a equipe de Woking está disposta a liberar Bortoleto por dois anos, mas a Audi solicitou um acordo de quatro anos, o que gerou discussões sobre compensações financeiras.

A escolha por Bottas como titular em 2025 reflete o dilema exposto por Alessandro Alunni Bravi, representante da Sauber, que mencionou a decisão entre “a experiência a curto prazo e o talento jovem a médio e longo prazo”. Embora não tenha citado nomes, sabe-se que Bortoleto representa a segunda opção.

O brasileiro se destacou após sua excelente performance na etapa da Itália da Fórmula 2, onde venceu a corrida principal após largar em último. Mattia Binotto, o novo líder do projeto da Audi na F1, inclusive, foi visto conversando com Gabriel em Monza.

No entanto, as negociações entre Sauber Audi e Bortoleto enfrentaram dificuldades iniciais quanto à duração do contrato. A McLaren, conforme apurado pelo site Grande Prêmio, concordou em negociar um empréstimo de dois anos, já que quer o piloto de volta após 2026. Mas a equipe alemã inicialmente pediu um contrato de quatro anos.

Franco Colapinto também foi considerado, especialmente após substituir Logan Sargeant na Williams com uma sólida performance. Vowles comentou publicamente sobre tentar encaixá-lo na vaga restante para 2025, mas, assim como no caso de Bortoleto, a Williams aceitaria um acordo de dois anos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.