Surge um novo motivo em Singapura que chama atenção no carro da McLaren

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A asa traseira dos carros da McLaren foi um dos grandes assuntos durante e após o Grande Prêmio do Azerbaijão, realizado no último domingo (15). Um detalhe na asa fazia com que ela tivesse uma pequena abertura em zonas de maior velocidade. Com isso, era formado uma espécie de “mini DRS” e eles puderam usar o máximo de dowforce, sem perder muito desempenho. Porém, nos momentos em que os pilotos da McLaren tinham a oportunidade de abrir a asa, ela não era tão efetiva.

Para o GP de Singapura, que será realizado entre os dias 20 a 22 de setembro, a asa traseira da esquadra inglesa também sofrerá modificações. Com a adição de mais uma zona de DRS, a equipe optou por fazer algumas mudanças no modelo utilizado em Baku. O principal objetivo com essas mudanças é fazer com que o carro tenha maior eficiência nos momentos em que estiver com a asa aberta, diferente do que aconteceu na última etapa.

McLaren traz novas mudanças na sua asa traseira para o GP de SIngapura

Para a corrida que será realizada no circuito urbano de Marina Bay, a McLaren irá utilizar uma configuração com menos dowforce, do que aconteceu em Baku. Com o carro menos carregado, as zonas de DRS serão importantes para que o bólido tenha maior eficiência nessas zonas. Já na velocidade máxima, sem a utilização da asa móvel, a equipe não deve ter numeros superiores do que os dos seus adversários.

Às 06h30min da manhã desta sexta-feira (20) teve início o primeiro treino livre do GP de Singapura. Norris conseguiu ficar com a segunda posição na sessão que ainda acontece sob a luz do sol. Charles Leclerc, pole position no Azerbaijão, finalizou o TL1 na primeira posição. Carlos Sainz fechou o Top-3, enquanto Verstappen terminou a sessão na quarta posição.

FIA pediu mudanças para McLaren

A FIA orientou a McLaren a modificar sua asa traseira flexível, que gerou polêmica após o Grande Prêmio do Azerbaijão de Fórmula 1. Embora a peça não tenha sido considerada ilegal pela entidade, a equipe precisará fazer ajustes para controlar o movimento do componente.

Imagens a bordo do carro de Oscar Piastri mostraram a asa traseira durante sua disputa com Charles Leclerc pela vitória nas ruas de Baku. Durante a corrida, um espaço apareceu na asa em alta velocidade, supostamente oferecendo a Piastri uma vantagem em termos de velocidade final nas retas.

A McLaren defende fortemente que a configuração da asa traseira está em conformidade com os regulamentos, apesar das dúvidas levantadas por equipes rivais. O debate surgiu logo após a investigação da FIA sobre as asas dianteiras flexíveis da McLaren e de outras equipes, como a Mercedes, que também não resultou em penalidades.

A FIA já havia sinalizado, durante a preparação para o Grande Prêmio de Singapura, que poderia alterar os regulamentos técnicos caso não estivesse satisfeita com qualquer aspecto dos carros do grid. Embora a McLaren não tenha sido acusada de violar os regulamentos, a equipe agora deve implementar mudanças para minimizar o movimento da asa traseira.

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