Argentina resolveu mudar e pode PERDER grande categoria do automobilismo mundial

0

O Grande Prêmio da Argentina de MotoGP, um evento que faz parte do calendário desde 2014, está correndo o risco de cancelamento. O recentemente eleito presidente, Javier Milei, tem implementado uma série de medidas de austeridade, que incluem cortes de financiamento para várias áreas, incluindo o desporto.

Incursões no orçamento do Grande Prêmio

Desde o retorno do Campeonato Mundial de Motovelocidade à América do Sul, Termas de Río Hondo tem sido o anfitrião do Grande Prêmio da Argentina. De acordo com informações do Motorsport, o evento deste ano, marcado para os dias 5 a 7 de abril e sendo a terceira etapa do calendário, está em perigo devido aos cortes de financiamento feitos pelo novo governo.

Os fundos para a realização do Grande Prêmio são provenientes de duas fontes: da província de Santiago del Estero, onde o circuito está localizado, e do governo federal. No entanto, este último aporta financeiro foi interrompido, colocando a realização do evento em risco.

Impacto no Calendário Mundial

Se o Grande Prêmio da Argentina for realmente cancelado, isso afetará o objetivo do Campeonato Mundial de realizar o maior campeonato de sua história, com um total de 22 etapas. Isso abriria um espaço de três semanas de atividades entre as etapas de Portugal e Austin. O circuito de Balaton, na Hungria, está como pista reserva, mas é altamente improvável que seja acionado no início do calendário por causa dos desafios logísticos.

O Grande Prêmio da Argentina foi realizado no circuito de Termas de Río Hondo desde 2014, com exceção de 2020 e 2021, devido à pandemia de Covid-19. Durante este período, o circuito também sofreu um incêndio no paddock. Há também especulações de que ele poderia ser o local de uma etapa da Indy, mas ainda não há uma decisão final sobre a inclusão de uma nova categoria internacional.

A MotoGP planeja retomar as atividades entre 6 e 8 de fevereiro de 2024, com os testes de pré-temporada em Sepang, na Malásia. Contamos com a cobertura completa do evento, bem como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.