FIA abre o olho na F1 e pode mudar regra sobre as asas flexíveis ainda em 2024
Há meses, um impasse vem ocorrendo na F1 entre equipes que acusam suas rivais de usar asas dianteiras que se flexionam em alta velocidade, mesmo após passarem pelas verificações técnicas estáticas aplicadas pelos regulamentos.
A Red Bull, em especial, tem apontado as asas da McLaren e da Mercedes. Christian Horner relembrou várias épocas o precedente de 2021, quando, após algumas corridas, os parâmetros de teste para as asas traseiras foram alterados.
A Red Bull – assim como outras equipes – precisou se adaptar aos novos testes, mas, até o momento, a FIA enfatizou que não mudaria os testes estáticos em 2024. A Federação, no entanto, deixou aberta a possibilidade de revisão dos testes para 2025 , mas o ocorrido no último domingo (15), em Baku pode ter mudado as cartas na mesa.
A evidência de flexão na asa traseira do carro de Oscar Piastri, da McLaren, durante o longo trecho da reta que leva à frenagem da Curva 1, pode ter levado a Federação a reconsiderar sua posição sobre o uso de asas flexíveis nesta fase final de temporada.
FIA se manifestou
Na véspera do fim de semana do GP de Singapura, que antecederá uma pausa de três semanas, a FIA divulgou a seguinte nota oficial sobre o tema das asas flexíveis: “A FIA está monitorando atentamente a flexibilidade da carroceria de todos os carros e se reserva o direito de solicitar às equipes que façam alterações a qualquer momento durante a temporada.”
No entanto, se uma equipe passar com sucesso em todos os testes de deflexão e cumprir as regras e diretrizes técnicas, será considerada totalmente conforme e nenhuma ação adicional será tomada. A FIA está atualmente analisando os dados e outras possíveis evidências do GP de Baku e avaliando medidas de mitigação para o futuro.
Isso faz parte do processo padrão de revisão da legalidade técnica, e a FIA se reserva o direito de introduzir mudanças regulatórias durante a temporada, se for necessário.” Na prática, a FIA está pronta para agir, e desde que as equipes sigam as novas “limitações”, não haverá avaliações. Essa nota oficial pode representar um obstáculo para as equipes que planejavam introduzir as flexíveis semelhantes às que já estão em uso após passar nas verificações técnicas.