Campeão da F1 faz previsão de quando o carro da Aston Martin terá a “cara” de Adrian Newey
Os serviços de Adrian Newey na Aston Martin começarão oficialmente em março de 2025. O renomado engenheiro da Fórmula 1 se envolverá no desenvolvimento do carro para 2026 e temporadas seguintes. No entanto, Mika Häkkinen, campeão da F1 em 1998 e 1999 ao lado de Newey, acredita que levará algum tempo até que o monoposto experimente o efeito transformador com o projetista.
Häkkinen conquistou dois campeonatos com a McLaren, pilotando um carro projetado por Newey. Portanto, ele tem uma base sólida para opinar sobre o desenvolvimento e o impacto que o designer pode ajudar a equipe neste momento.
“A decisão de Adrian Newey de ir para a Aston Martin é uma grande notícia e por um bom motivo. Ganhei meus dois campeonatos com carros construídos sob sua liderança, apenas dois dos 25 títulos que ele ganhou com a Williams, McLaren e Red Bull”.
“Ele é o melhor no ramo, não só sabe como projetar um carro rápido, mas também sabe como deixar o piloto confortável com ele”.
Häkkinen também abordou o grau de envolvimento de Newey no projeto do carro. Aos 65 anos, o engenheiro continua sendo uma peça-chave para os desenhos e o sucesso da equipe, mas já não é o único responsável por todas as grandes ideias.
“É claro que Adrian não está mais envolvido em todos os aspectos do desenvolvimento do carro, ao contrário do que acontecia nos anos 80, quando ele começou sua carreira. Mas ele define a direção, define as prioridades e pensa no conceito geral do veículo. Ele é inovador, é ótimo em ter ideias e não depende apenas de modelagem por computador ou tecnologia de análise de dados”.
Data para o sucesso
O bicampeão finlandês acredita que o principal indicativo do sucesso da parceria será a chegada dos motores Honda à Aston Martin a partir de 2026. Newey já está bastante familiarizado com as unidades de potência japonesas, uma vez que são as mesmas utilizadas pela Red Bull, antiga casa de Newey.
“O ponto principal é que, a partir de 2026, a Aston Martin passará a usar uma unidade de potência Honda. Adrian já conhece muito bem os engenheiros japoneses e projetou os carros vencedores do campeonato durante o período de cooperação entre a Red Bull e a Honda”.