Três grandes notícias confirmadas para quem espera a estreia de Gabriel Bortoleto na Fórmula 1

0

O torcedor brasileiro segue na espera de ver um piloto do nosso país de volta à Fórmula 1, e o nome que aparece mais próximo no momento de carregar as cores da nossa bandeira no grid é Gabriel Bortoleto. E para quem torce pelo piloto, três grandes notícias foram confirmadas nos últimos dias.

Liderança na Fórmula 2

Embora Richard Verschoor tenha vencido a corrida principal da etapa de Baku da Fórmula 2, neste domingo (15), os holofotes se voltaram para o brasileiro Gabriel Bortoleto. O piloto da Invicta terminou em quarto lugar, atrás de Victor Martins e do futuro piloto da Mercedes, Andrea Kimi Antonelli, superando Isack Hadjar para assumir a liderança do campeonato por uma margem de apenas 0,5 ponto.

O paulista fez uma boa largada ao lado de seu companheiro de equipe, Kush Maini, que se envolveu em um grande acidente logo no início da prova. Bortoleto conseguiu evitar o incidente e seguiu na corrida. Ele agora lidera o campeonato a duas etapas do final da temporada. A pequena vantagem de meio ponto em relação a Hadjar foi conquistada na etapa da Itália, onde ele empatou com Dennis Hauger no oitavo lugar, com um tempo total de 35m52s065.

A prova teve 17 voltas válidas, o que resultou em uma pontuação reduzida. Verschoor recebeu 19 pontos em vez dos 25 habituais pela vitória, enquanto Bortoleto somou 11 pontos, incluindo 1 ponto extra pela volta mais rápida, ampliando sua vantagem para 4,5 pontos sobre Hadjar na classificação geral.

Elogio do chefe da McLaren

Gabriel Bortoleto tem ganhado cada vez mais destaque no paddock da Fórmula 1 pelos resultados impressionantes que vem alcançando na Fórmula 2. Campeão da Fórmula 3 no ano passado e estreante na categoria este ano, ele assumiu a liderança do campeonato com duas etapas restantes, após desempenhos consistentes no Azerbaijão. Aproveitando a posição desfavorável de seu rival, Isack Hadjar, que largou no fim do grid, Bortoleto consolidou sua vantagem.

O piloto faz parte do programa de desenvolvimento de jovens talentos da McLaren desde o final do ano passado e possui um contrato em vigor com a equipe, que já tem Lando Norris e Oscar Piastri garantidos para a próxima temporada. No entanto, sua ascensão à Fórmula 1 em 2025 pode ocorrer pela Sauber, que está em transição para se tornar a equipe oficial da Audi em 2026.

A Audi, que recentemente contratou Mattia Binotto, ex-Ferrari, para liderar a operação, enfrenta desafios significativos devido ao estágio atual da Sauber, que tem cometido erros básicos e está atrasada em relação às outras equipes. Isso teria levado Binotto a reavaliar sua estratégia de escolha de pilotos, focando em um planejamento de médio prazo, o que fortalece a possibilidade de um novato, como Bortoleto, ser promovido.

O brasileiro está surgindo no momento certo para aproveitar essa oportunidade, e conta com o apoio da Liberty Media, dona dos direitos comerciais da F1, que está em negociações com a Globo, interessada em ver um piloto brasileiro na categoria.

Em entrevista ao UOL Esporte, o chefe da McLaren, Andrea Stella, foi claro ao ser questionado sobre o que diria se Binotto pedisse a contratação de Gabriel.

“Se Binotto me procurasse, eu saberia que, com um talento tão grande, você definitivamente não deve impedir que ele tenha uma chance na F1. Ao mesmo tempo, teríamos interesse em mantê-lo na família McLaren”, afirmou Stella. “Ele é um talento que pode ser importante para o futuro da McLaren. Estamos muito satisfeitos com nossos dois pilotos atuais e confiantes a longo prazo, mas gostaríamos de manter Gabriel na nossa equipe. Tenho certeza de que vamos encontrar uma solução.”

Stella comparou Bortoleto a Oscar Piastri, vencedor do GP do Azerbaijão e que tem impressionado em sua segunda temporada na Fórmula 1. Assim como Bortoleto, Piastri venceu a Fórmula 3 em seu ano de estreia e também foi campeão da F2 como novato. Mesmo com esses feitos, ele passou uma temporada como reserva antes de sua estreia como titular na F1.

“Para mim, ele se assemelha ao Oscar, não apenas pela habilidade de pilotagem, mas também pela humildade. São pilotos que trabalham muito com a equipe e não são arrogantes. Eles combinam talento com dedicação, o que é essencial para evoluir. Gabriel é um exemplo claro de como alguém pode crescer rapidamente”, comparou Stella.

Ele ainda destacou que, apesar de enfrentar problemas mecânicos ao longo da temporada, Bortoleto não desistiu e foi construindo sua campanha na F2 de forma consistente.

Pontos na Superlicença

Gabriel Bortoleto é um dos grandes nomes da temporada da Fórmula 2. No último domingo (15), durante o Grande Prêmio do Azerbaijão, ele conseguiu superar seu principal concorrente pelo título, Isack Hadjar, e assumiu a liderança do campeonato. A diferença entre os dois agora é de 4,5 pontos. No entanto, essa não foi a única notícia que pode favorecer Bortoleto na busca por uma vaga na Fórmula 1 na próxima temporada.

O piloto brasileiro continua na disputa pela superlicença da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Com os pontos conquistados nas corridas em Baku, ele garantiu matematicamente a pontuação necessária para se aproximar do documento. Atualmente, Bortoleto tem 35 pontos no sistema que concede a superlicença e precisa de mais 5 para alcançar o total exigido. Para isso, basta que ele termine a temporada da F2 entre os oito primeiros.

Com a pontuação para a superlicença praticamente assegurada, aumentam as chances de Bortoleto conquistar um assento na Sauber para o próximo ano. A superlicença é essencial para que qualquer piloto possa competir na Fórmula 1, e, com isso, as negociações com a equipe suíça podem avançar mais rapidamente. Caso seja contratado, o anúncio oficial deve ocorrer apenas após o término da temporada da F2, quando o campeonato já estará decidido.

Atualmente, há duas vagas disponíveis na Fórmula 1: uma na Sauber e outra na Racing Bulls. Contudo, as chances de Bortoleto se concentram na equipe fundada por Peter Sauber, que se tornará oficialmente a Audi em 2026. Além do brasileiro, outro candidato ao assento é Valtteri Bottas, cujo contrato com a equipe está no fim, e ele busca uma renovação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.