Gabriel Bortoleto recebe ÓTIMA notícia e está pronto para vestir o macacão e correr na F1
Gabriel Bortoleto é um dos grandes destaques desta temporada da Fórmula 2. No Grande Prêmio do Azerbaijão, realizado no último domingo (15), ele conseguiu somar mais pontos que seu principal adversário pelo título, Isack Hajdar, e assumiu a liderança da competição. Agora, a diferença de pontos entre os dois é de 4,5 pontos. Porém, essa não foi a única notícia que pode ter ajudado Bortoleto a conseguir uma vaga para a próxima temporada da Fórmula 1.
O brasileiro ainda segue pleiteando uma superlicença da Federação Internacional do Automobilismo (FIA) e com os pontos que conseguiu somar no circuito urbano de Baku, ele assegurou, matematicamente, a pontuação necessária para que ele seja apto ao documento. Atualmente, Gabriel tem 35 pontos ganhos no sistema que concede a superlicença. Faltam 5 pontos para que ele atinja a pontuação necessária. Para isso, basta Bortoleto conseguir terminar a F2 acima da oitava posição.
Em meio a chance de título, futuro de Gabriel Bortoleto pode ser anunciado após a última prova da F2
Com a pontuação praticamente garantida para se tornar apto para obter o documento, as chances de Bortoleto conseguir ocupar o assento na Sauber para o próximo ano aumentam ainda mais. A superlicença é necessária para que um piloto consiga competir na Fórmula 1. Com isso, as suas negociações com a equipe podem andar de maneira mais rápida. Caso seja contrato, o anuncio pode ser feito apenas após o final da temporada da F2, quando o campeonato já estará definido.
Atualmente, a F1 conta com duas vagas em aberto, sendo uma na Sauber e outra na Racing Bulls. Atualmente, Bortoleto possui chances apenas na equipe fundada por Peter Sauber e que na temporada de 2026 se transformará em Audi. Além do brasileiro, outro candidato ao assento vago é Valtteri Bottas, que está em fim de contrato com a esquadra suíça e busca a renovação do seu contrato.