Red Bull não consegue igualar oferta da concorrência e PERDE nome importante da equipe
Adrian Newey não é o único nome importante a anunciar sua saída da Red Bull em 2024. Além do renomado designer, o diretor esportivo Jonathan Wheatley também deixará a equipe de Milton Keynes na próxima temporada.
Quando surgiram especulações no início do ano sobre um possível abalo na Red Bull, caso Christian Horner deixasse a equipe, Jonathan Wheatley foi apontado como o principal candidato para assumir o posto de chefe do time, caso Horner se afastasse. Com Horner já inocentado das acusações de comportamento impróprio, foi Wheatley quem decidiu se despedir da Red Bull para seguir novos rumores em outro lugar.
Red Bull não teve chances contra concorrência
No podcast “The Inside Line“, Helmut Marko explicou que a Red Bull não conseguiu igualar a oferta da Audi para manter Wheatley: “Não podíamos oferecer a ele o mesmo salário ou a mesma posição”, disse Marko.
“Ele começou na Fórmula 1 como mecânico e construiu uma carreira da qual se orgulha. Na sua idade, é natural querer encerrar esse ciclo assumindo um cargo de prestígio. Nossos pit stops melhoraram muito graças a ele, além de sempre ter mantido uma boa comunicação com a FIA. Porém, temos várias pessoas mais jovens prontas para seguir seus passos.”
A partir de 2026, com o limite orçamentário em vigor, a FIA não permitirá mais que os valores sejam parcialmente contabilizados em outros projetos. A Red Bull terá que se adaptar, e a saída de funcionários de alto custo, como Newey e Wheatley, ajudará a equipe de Milton Keynes a se manter financeiramente nas próximas temporadas.