Stefano Domenicali, principal executivo da Fórmula 1, refutou a ideia de que a futura ida da categoria para Madrid implicará necessariamente no adeus a Barcelona. Barcelona recebe o Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1 desde 1991, no entanto, a situação atual é incerta.
Na última terça-feira (23), a Fórmula 1 confirmou o Grande Prêmio de Madrid, a ser realizado em um circuito de rua na capital espanhola, a partir de 2026. Diante disso, muitos especulam que Barcelona possa ser excluída da categoria, mas Domenicali garante que as conversações para manter a cidade no calendário ainda estão em andamento. Barcelona é um dos circuitos que, nos últimos anos, tem lidado com frequentes ameaças de remoção do calendário da F1.
A pista catalã não se submeteu a grandes reformas de infraestrutura, como aconteceu com outras pistas tradicionais da Europa, como Monza e Spa. E também é comumente referenciada como uma das pistas que oferece poucas oportunidades de ultrapassagem.
O Futuro da F1 em Barcelona
Mesmo com essas adversidades e a nova corrida em Madrid, Domenicali reforça que as conversações para a renovação do contrato com Barcelona estão em andamento para assegurar a permanência da cidade no calendário — e ainda como GP da Espanha, uma vez que a corrida em Madrid será titulada como GP de Madrid. “Para evitar qualquer mal-entendido, o fato de estarmos indo para Madrid não exclui a possibilidade de continuar em Barcelona no futuro”, afirma Domenicali.
O executivo também reforça que há discussões em curso para avaliar se a F1 pode continuar sua colaboração com Barcelona, com quem mantém um excelente relacionamento.
A Espanha é atualmente um mercado muito importante para a Fórmula 1. A categoria assinou recentemente um novo acordo com a DAZN, a operadora que detém os direitos de transmissão na Espanha até o fim de 2026.
Barcelona tem contrato até 2025
O contrato de Barcelona para sediar as corridas da Fórmula 1 se estende até 2025, antes de Madrid realizar seu primeiro evento, em 2026. A expectativa é que a Fórmula 1 retorne às pistas entre os dias 21 e 23 de fevereiro, com os testes coletivos da pré-temporada no Bahrein, no circuito de Sakhir.
Chegou a hora de deixar de lado as especulações e concentrar-se em como a Fórmula 1 poderá aproveitar ao máximo sua presença em dois locais tão significativos na Espanha. Afinal, é sempre um bom problema ter várias cidades, até mesmo dentro de um mesmo país, querendo sediar um Grande Prêmio.