Confirmado: Adrian Newey já tem projeto da Aston Martin e Alonso vai pilotar
O grande rumor dos bastidores da Fórmula 1 no momento é o destino de Adrian Newey. O projetista que no começo de maio teve a saída da Red Bull confirmada, parece estar a caminho da Aston Martin, após várias equipes demonstrarem interesse. Essa futura parceria “Newey-Aston Martin” já tem um fruto e quem recebeu é o espanhol Fernando Alonso.
O bicampeão de Fórmula 1, Fernando Alonso, recebeu um presente especial da Aston Martin: um exclusivo Valkyrie, projetado por Adrian Newey. Este supercarro, que conta com um motor V12 de 6,5 litros e impressionantes 1.155 cavalos de potência, foi entregue a Alonso em sua residência em Mônaco.
Limitado a apenas 150 unidades, o Valkyrie foi desenhado por Newey enquanto a Aston Martin ainda patrocinava a equipe Red Bull Racing, antes de iniciar seu próprio programa de Fórmula 1 em 2021. Com a iminente saída de Newey da Red Bull, espera-se que ele se una à Aston Martin no segundo trimestre de 2025.
Lawrence Stroll, proprietário da Aston Martin, elogiou Newey como ‘o indivíduo mais talentoso e dotado da Fórmula 1’. A possível chegada de Newey à equipe de Silverstone faz parte de um plano mais amplo, que inclui investimentos em uma nova fábrica e um túnel de vento de última geração.
Espanhol personalizou o carro
Alonso, que personalizou o acelerador de seu Valkyrie com um pedal de alumínio anodizado vermelho e seu número de corrida #14, expressou sua empolgação ao receber o carro.
“É difícil descrever a ansiedade que senti por este dia. Sentar ao volante do meu próprio Valkyrie, um carro que ajudei a projetar com a equipe da Q by Aston Martin, é um momento inesquecível. O Valkyrie é praticamente um carro de F1 para as ruas, refletindo muito do conhecimento e da tecnologia que a Aston Martin adquiriu nas pistas. Mal posso esperar para dirigir,” completou o espanhol.