Nova revelação sobre a saída de Sargeant da Williams vem à tona
Era apenas uma questão de tempo até a Williams encerrar o vínculo com Logan Sargeant, e a forte batida no TL3 do GP dos Países Baixos, realizada no último fim de semana, pareceu ser o ponto decisivo. No entanto surgiu um novo fato sobre essa saída: a equipe já havia procurado Franco Colapinto antes do acidente do norte-americano em Zandvoort.
A revelação foi feita por uma das representantes da equipe do argentino, Maria Catarineu. Em entrevista à Fox Sports Argentina, ela explicou que o contato foi feito na sexta-feira (23) à noite, logo após os treinos livres 1 e 2 da etapa neerlandesa.
“Bom, já sabíamos que seria possível [Colapinto correr] na sexta-feira à noite,” começou Catarineu. “A Williams nos contatou na sexta-feira à noite,” acrescentou.
TL3 foi fatal para Sargeant
No dia seguinte à conversa inicial, a F1 realizou o TL3 dos Países Baixos sob chuva. Após cerca de 20 minutos, Sargeant saiu com uma roda na grama molhada, perdeu o controle do carro e colidiu violentamente com o muro na curva 4.
Com o impacto da batida, o carro pegou fogo na parte traseira. A Williams conseguiu salvar o chassi, mas teve que recorrer a uma caixa de câmbio e motor reservas devido ao incêndio, além de uma nova asa dianteira.
Sargeant acabou ficando fora da classificação, pois a equipe de Grove não conseguiu realizar todos os reparos a tempo. Horas após o acidente, houve uma nova interação com Colapinto.
“Naquele dia, [horas] após o acidente de Sargeant pela manhã, ele [Colapinto] nos mostrou uma mensagem [da Williams] que dizia ‘Podemos conversar?’. E a conversa aconteceu, obviamente,” completou Catarineu.
Colapinto foi confirmado como substituto de Sargeant na terça-feira (27) para disputar as nove corridas restantes da temporada 2024 da Fórmula 1. O jovem de 21 anos faz parte da academia da Williams desde o ano passado e, até o momento, competia na F2 com a MP.
O piloto será o 23º argentino a alinhar no grid de uma corrida de F1, e a Argentina terá um representante na principal categoria do automobilismo mundial após 23 anos. O último argentino a competir foi Gastón Mazzacane, em 2001.