Na última terça-feira (27), a Williams surpreendeu o mundo do automobilismo ao anunciar que Franco Colapinto, piloto reserva da equipe, irá substituir Logan Sargeant no restante da temporada. O norte-americano já havia sido colocado em risco de permanecer na equipe desde as primeiras corridas da temporada. Porém, a batida grave no terceiro treino livre durante o GP da Holanda fez com que os rumores aumentassem ainda mais.
Porém, Colapinto nunca esteve entre os nomes especulados. Mick Schumacher e Liam Lawson eram apontados como os principais nomes ventilados na equipe e haviam sido colocados a disposição dos ingleses. Até o momento, ainda não existe um motivo específico para a escolha de James Vowles. Porém, é especulado que o principal motivo para essa escolha tem como motivo o dinheiro.
Williams pode ter escolhido Franco Colapinto por questão financeira
Franco Colapinto é o primeiro piloto, depois de 23 anos, a representar a Argentina no mundo da Fórmula 1. Ele foi contratado pela equipe como seu piloto júnior, onde segue nessa função há alguns anos. Atualmente na Fórmula 2, o argentino agora se junta ao grid principal por nove corridas e não deve ter uma outra oportunidade na categoria no próxmo ano.
Ao que tudo indica, o motivo que levou James Vowles a tomar essa decisão está relacionada ao poderio financeiro que ele carrega. Colapinto leva consigo alguns patrocínios, já que é popular em seu país. Além disso, a equipe acredita que essa experiência pode ser importante para ele em seu futuro, sendo que ele pode não receber outras oportunidades como essa.