Desde 2017, a Fórmula 1 não tem um piloto brasileiro de forma regular no grid. De lá para cá, já tivemos duas participações brasileiras na temporada de 2020, quando Pietro Fittipaldi substituiu Romain Grosjean, nas duas últimas corridas daquele ano, no Sakir e Abu Dhabi, pela equipe Haas.
Com isso, fica a pergunta entre os torcedores brasileiros: quando teremos outro brasileiro correndo na categoria máxima do automobilismo mundial? Essa espera pode ter um fim, e pode estar muito próximo, podendo acontecer a qualquer momento o anúncio oficial.
A situação de Logan Sargeant na Williams parece estar atingindo um ponto crítico. O chefe da equipe, James Vowles, estaria ativamente procurando um substituto para o piloto norte-americano, especialmente após o acidente ocorrido no terceiro treino livre para o GP da Holanda de Fórmula 1 neste sábado.
Dupla brasileira entre os candidatos
Segundo a revista alemã Auto Motor and Sport, nomes como Mick Schumacher, e os brasileiros Gabriel Bortoleto e Felipe Drugovich são considerados possíveis candidatos, mas James Vowles afirmou que não quer tomar nenhuma decisão precipitada neste momento.
Liam Lawson também é uma das opções para assumir o assento, mas a equipe de Grove enfrenta forte resistência do consultor da Red Bull, Helmut Marko, que já deixou claro que tem planos para Lawson no próximo ano. Isso poderia deixar Daniel Ricciardo disponível no mercado como uma alternativa.
É importante ressaltar que essa possível substituição de Logan seria apenas até o final do ano, já que a equipe comandada por Vowles já definiu sua dupla de pilotos para 2025: Carlos Sainz e Alexander Albon.
O acidente de Sargeant causou um prejuízo significativo à Williams, pois o piloto não conseguiu participar da classificação, e era justamente o carro dele que estava equipado com as atualizações para essa etapa.