A MotoGP anunciou que a Tailândia substituirá o Catar e será a etapa de abertura das temporadas de 2025 e 2026. A primeira corrida da categoria no próximo ano está agendada para o dia 2 de março. Tradicionalmente, ao país ocupa datas no final da temporada, em outubro, junto com outras corridas na Ásia e Oceania. Agora, o circuito de Buriram ganhou um novo espaço no calendário da MotoGP.
O Catar tem sido o local tradicional da corrida de abertura nas últimas duas décadas. No entanto, especulações sobre uma mudança surgiram nos últimos meses, com o objetivo de evitar o mês sagrado do Ramadã. A nova data para a etapa de Losail ainda não foi divulgada.
Com a Tailândia assumindo o papel de abertura, é provável que o principal teste de pré-temporada de 2025 também seja realizado no país. Além disso, o acordo prevê que a que o ano de 2026 também comece no traçado tailandês.
CEO se manifestou sobre escolha
“Estamos muito entusiasmados em anunciar que o GP da Tailândia em Buriram será a abertura das temporadas de 2025 e 2026. O Sudeste Asiático é um dos nossos mercados mais importantes, tanto para o esporte quanto para nossas fábricas e parceiros”, afirmou Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna Sports.
“A Tailândia desempenha um papel de destaque nisso, e a paixão do público é evidente nas grandes multidões que recebemos em Buriram ano após ano. Estamos certos de que eles criarão uma atmosfera incrível para o primeiro evento da temporada.”
“Desde que Buriram entrou no calendário, tornou-se um favorito instantâneo. É fácil entender o motivo: o circuito é perfeito para o MotoGP, com um layout que destaca o melhor das nossas corridas emocionantes – como vimos com o espetáculo incrível da última temporada.”
“Estamos ansiosos para voltar ao final deste ano e, em seguida, retornar em 2025 para uma abertura de temporada histórica.”. Vale lembrar que o calendário completo da temporada de 2025 será divulgado nas próximas semanas.