Pela segunda temporada consecutiva, Robert Shwartzman participará do treino livre 1 do GP dos Países Baixos na Fórmula 1. No ano passado, o piloto russo — que compete sob a bandeira de Israel — substituiu Carlos Sainz na Ferrari. Desta vez, ele assumirá o lugar de Valtteri Bottas na Sauber.
É o terceiro ano consecutivo que Shwartzman participa de treinos livres durante a temporada da Fórmula 1. Em 2022, o piloto, que passou pelas categorias de base da Ferrari, ocupou um dos carros da equipe italiana nos treinos do GP dos Estados Unidos e do GP de Abu Dhabi, competição na qual também participou em 2023.
Piloto titular no WEC
Piloto reserva da equipe italiana na Fórmula 1 e de testes da DS Penske na Fórmula E, Shwartzman é titular da Ferrari #83 da AF Corse no WEC, ao lado de Robert Kubica e Yifei Ye. O russo possui títulos na Toyota Racing Series e na Fórmula 3, além de ter sido vice-campeão na Fórmula 2 em 2021, atrás de Oscar Piastri.
A Sauber é a única equipe que ainda não conquistou pontos em 2024. Com Bottas e Guanyu Zhou, e se preparando para a chegada da Audi em 2026, a equipe ocupa a última posição no Mundial de Construtores, com o 11º lugar, obtido pelo chinês no Bahrein, sendo seu melhor resultado até agora. A Fórmula 1 retorna às pistas neste fim de semana, de 23 a 25 de agosto, com o GP dos Países Baixos em Zandvoort.