Acordo tão esperado é selado na Red Bull para manter Max Verstappen na equipe

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Christian Horner precisou negociar com a parte austríaca da Red Bull para garantir que Max Verstappen não deixasse a equipe antes do fim do contrato, que vai até 2028. Além disso, o chefe da equipe conseguiu convencer Helmut Marko a garantir sua permanência na equipe até pelo menos o final de 2026, removendo a cláusula que condicionava a permanência de Verstappen à dele.

A informação é da versão italiana do site Motorsport, que relatou que a resolução do “Caso Horner” foi fundamental para o acordo de paz, especialmente após a funcionária que havia acusado o dirigente de “conduta inadequada” ter seu direito de recurso negado. Desde que a investigação foi iniciada em março, Horner teve que lidar diplomaticamente para minimizar as repercussões.

Marko foi em busca de outro apoio

Apoiado por Chalerm Yoovidhya, acionista majoritário do Grupo Red Bull com 51% das ações, Horner também precisou buscar o apoio do CEO Oliver Mintzlaff, além de Helmut Marko. Isso ocorreu após a revelação pública de uma cláusula contratual que permitia a Verstappen sair do longo contrato caso o austríaco de 81 anos deixasse a equipe.

Oficialmente consultor da Red Bull, Marko desempenha um papel crucial como intermediário entre a equipe de F1 e a diretoria da empresa na Áustria. Ele ocupa essa função há quase 20 anos, desde a fundação da equipe, e era um amigo próximo do antigo presidente Dietrich Mateschitz, que faleceu no final de 2022.

Portanto, Horner não teve alternativa a não ser ceder na disputa interna com Marko. Em contrapartida, segundo a publicação italiana, o consultor concordou em remover a ‘cláusula Verstappen’ do contrato, garantindo a permanência da equipe em Milton Keynes até o final de 2026. Isso implica que Max também estará impedido de deixar a Red Bull nos próximos dois anos.

Horner também trabalhou para garantir um ambiente favorável a Verstappen, não apenas assegurando a permanência de Marko, mas também mantendo Sergio Pérez, conforme relata o Motorsport Itália. Com a vantagem técnica sobre os concorrentes diminuindo, a estabilidade interna tornou-se uma prioridade para que o time pudesse focar exclusivamente no desenvolvimento do carro para as corridas restantes de 2024.

Atualmente, a Red Bull lidera o Mundial de Construtores com 408 pontos, 42 a mais que a McLaren. No campeonato de Pilotos, Max Verstappen está no topo com 277 pontos, seguido por Lando Norris com 199.

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