O campeão da Fórmula 1 em 1997, Jacques Villeneuve, trabalha atualmente como comentarista. Com isso, o ex-piloto segue muito ligado a principal categoria da velocidade e não pensa duas vezes quando o assunto são declarações fortes. Prova disso foi a recente polêmica entre ele e Daniel Ricciardo.
Agora o canadense não titubeou e se posicionou sobre o piloto do atual grid da Fórmula 1 que não merece estar por ali. Villeneuve acredita que Zhou Guanyu, piloto da Sauber, “não merece uma vaga na F1” com base nos resultados que tem apresentado até agora no esporte.
Apesar do campeão mundial de 1997 reconhecer que Zhou traz uma “grande quantidade de dinheiro” por meio de seus patrocinadores, o que é um benefício adicional para qualquer equipe, o canadense não acha que seus resultados justificam um lugar no grid no próximo ano.
Zhou está em sua terceira temporada com a Sauber e, embora nem ele nem Valtteri Bottas tenham marcado pontos nesta temporada com um carro pouco competitivo, o piloto chinês está 13-1 atrás de seu experiente companheiro de equipe em sessões de qualificação e 9-5 atrás em resultados de corrida.
Zhou espera permanecer na Fórmula 1
Com seu contrato terminando no final da temporada, Zhou espera negociar sua permanência no grid em 2025, mas o ex-piloto da Williams e da BAR acredita que seus resultados não justificam uma vaga.
“Guanyu Zhou traz uma grande quantidade de dinheiro com seus patrocinadores, que precisa ser alocado, seja como piloto de F1 ou como piloto reserva”, disse Villeneuve ao Instant Casino.
“Com base nos resultados, Zhou não merece uma vaga na F1. Se uma equipe pode aproveitar todo o dinheiro de patrocínio que ele traz, mesmo que seja como piloto reserva, será um excelente benefício para eles.”
Zhou está avaliando suas opções para continuar na Fórmula 1, incluindo a possibilidade de permanecer na Sauber, que está se preparando para a mudança para a Audi. Ele também tem um histórico com a Alpine, onde foi piloto júnior antes de chegar ao grid principal.
Antes de Carlos Sainz confirmar sua mudança para a Williams, Zhou esperava que a saída do espanhol do mercado de pilotos movimentasse o restante do mercado. Zhou deixou claro quais são suas prioridades para o futuro.
“Quero ficar aqui, isso está bem claro”, disse Zhou à imprensa, antes das férias de verão. “Mas, naturalmente, estamos explorando várias opções, incluindo a Sauber. Ainda não há nada decidido.”