A Fórmula 1 é a grande categoria do automobilismo mundial e fazer parte dela não é nada fácil, principalmente quando o assunto é dinheiro. Toda equipe precisa de um bom patrocínio e essa “regra” existe desde os primórdios. Tem um nome forte bancando o time significa investimento e também fluxo de caixa em um esporte cada vez mais caro.
Mas você sabia que existem equipes do atual grid da Fórmula 1 que “remam contra a maré” e não contam com um patrocinador principal. Sem dúvida uma questão pouco imaginada, principalmente nos dias atuais.
McLaren, Williams e Haas são as três equipes no grid deste ano que não têm patrocinadores principais. A Ferrari também fazia parte dessa lista, quando em abril anunciou de forma oficial a chegada da HP como patrocinadora principal da famosa equipe italiana.
Chefão da McLaren deu aviso sobre patrocinadores
Zak Brown, da McLaren, alertou rivais como a Sauber e a Red Bull Racing sobre os riscos de depender exclusivamente de patrocinadores principais, destacando que, embora isso possa ser lucrativo, também é “perigoso”.
A McLaren teve seu último patrocinador principal em 2013, quando era apoiada pela Vodafone, mas a operadora de telefonia móvel encerrou o acordo de patrocínio. A parceria, que teve início em 2007 e se estendeu por sete anos, teria rendido até £ 50 milhões por ano para a McLaren.
A equipe de Woking decidiu não buscar um substituto e continua sem um patrocinador principal até hoje. Esse é um modelo de negócios que Zak Brown pretende manter.
Embora a McLaren conte com uma série de patrocinadores, incluindo British-American Tobacco (A Better Tomorrow), Monster Energy e Richard Mille, com uma lista extensa de quase 50 parceiros, não possui um grande patrocinador principal.
“Desde o início, quisemos evitar depender de um único patrocinador. Se você olhar para nossos parceiros, verá que também não somos dependentes,” afirmou o CEO da McLaren, Zak Brown, conforme relatado pela Motorsport-Magazin.
“Se você tem um patrocinador titular, como alguns times, então isso é perigoso. Porque se esse patrocinador te deixar, você tem uma grande lacuna para preencher.” – disse o chefe da equipe inglesa