Fernando Alonso assinou uma extensão de contrato com a Aston Martin para continuar na equipe de Fórmula 1, mas o piloto ainda pode desempenhar um papel crucial na definição da vaga disponível na Sauber, que se tornará a futura equipe Audi.
O espanhol Fernando Alonso possui uma agência para novos talentos, a A14 Management, que gerencia a carreira de Gabriel Bortoleto, o promissor piloto brasileiro que está se destacando na Fórmula 2. Atualmente, Bortoleto ocupa a vice-liderança do campeonato, com uma diferença de 36 pontos para Isack Hadjar.
O desempenho impressionante de Bortoleto chamou a atenção de muitos, incluindo a McLaren, que o integrou à sua academia em 2023. O brasileiro, que foi campeão da Fórmula 3, já conquistou quatro pódios na temporada da F2.
Apesar de estar ligado à McLaren, com Lando Norris e Oscar Piastri assegurados na equipe por vários anos, Bortoleto pode considerar outras opções para chegar à F1. De acordo com o site Autosprint, o brasileiro estaria sendo considerado por Mattia Binotto para uma vaga na futura equipe Audi.
Vale destacar que Nico Hulkenberg é, até agora, o único piloto confirmado para representar a Sauber em 2025 e, futuramente, a Audi. Enquanto buscam um segundo piloto, a equipe considera uma série de possibilidades.
Alonso pode ser importante nessa transição
Se Gabriel Bortoleto for abordado pela Audi, ele poderá receber orientação direta de Fernando Alonso, que gerencia cuidadosamente a carreira do jovem piloto. Dessa forma, Alonso teria um papel significativo na decisão sobre quem ocupará a vaga disponível na futura equipe alemã.
No entanto, nenhuma decisão oficial foi tomada até o momento. Valtteri Bottas também está na disputa para permanecer na F1 na próxima temporada, e a equipe ainda está avaliando outros nomes.