Lewis Hamilton pesa em decisão da Ferrari no carro para 2025

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A Ferrari planeja adotar uma suspensão dianteira do tipo pull-rod em seu carro de F1 para a temporada 2025, enquanto se prepara para a chegada de Lewis Hamilton da Mercedes, conforme alegado.

Hamilton causou grande impacto no mundo da F1 em fevereiro ao anunciar sua transferência para a Ferrari com um contrato de vários anos, encerrando assim sua longa e bem-sucedida parceria com a Mercedes.

O piloto britânico conquistou seis dos seus sete campeonatos mundiais com a Mercedes, além de se tornar o primeiro a atingir mais de 100 vitórias em Grandes Prêmios e poles desde sua chegada da McLaren em 2013. A Mercedes foi responsável por cada uma das 346 aparições de Hamilton na F1 desde 2007.

A decisão de Hamilton de deixar a Mercedes veio menos de seis meses após ele ter assinado uma extensão de dois anos na véspera do Grande Prêmio da Itália de 2023. Aos 39 anos, Hamilton ativou uma cláusula de rescisão em seu contrato revisado para forçar sua transferência para a Ferrari.

Após duas temporadas consecutivas sem vitórias pela primeira vez em sua carreira em 2022/23, Hamilton voltou a vencer na F1 2024, encerrando uma espera de 945 dias por uma vitória ao triunfar em sua corrida em casa, em Silverstone.

Hamilton conquistou sua segunda vitória da temporada no recente Grande Prêmio da Bélgica, herdando a 105ª vitória de sua carreira após a desclassificação de seu companheiro de equipe na Mercedes, George Russell, por estar abaixo do peso.

Com o fim da carreira de Hamilton na Mercedes se aproximando, a publicação italiana Formu1a.uno revelou que a Ferrari já tomou “as primeiras decisões definitivas” sobre o design do carro de F1 2025. Entre as mudanças planejadas está uma revisão na distância entre eixos, voltada para um centro de pressão mais avançado, e a introdução de uma suspensão dianteira com haste de tração.

Influência de Hamilton no design do carro

Essa mudança foi inspirada pelo estilo de pilotagem de Hamilton, que se assemelha mais ao de Charles Leclerc do que ao de seu atual companheiro de equipe, Carlos Sainz, que recentemente anunciou sua transferência para a Williams em 2025.

Durante a atual era do efeito solo, as escolhas de suspensão da Ferrari foram frequentemente examinadas. A Scuderia e a equipe cliente Haas são as únicas a manter a suspensão traseira pull-rod, enquanto todas as outras equipes utilizam o layout push-rod.

A Red Bull e a McLaren já competem com uma suspensão dianteira pull-rod, que oferece uma vantagem aerodinâmica ao melhorar o fluxo de ar na frente do carro, particularmente no complexo assoalho, que gera uma significativa quantidade de downforce sob os regulamentos atuais.

A adoção de uma suspensão dianteira com haste de tração exigirá quase certamente o desenvolvimento de um novo chassi para a Ferrari em 2025, incluindo novos braços de suspensão. A troca também pode levar a uma alteração na posição do piloto no cockpit, visando melhorar a distribuição de peso.

Hamilton já expressou descontentamento com sua posição no cockpit da Mercedes em 2023, descrevendo a sensação de “sentar nas rodas dianteiras” como “uma das piores sensações ao dirigir um carro”.

A resistência da Ferrari em seguir a tendência predominante em termos de design de suspensão foi impulsionada pelo ex-diretor técnico Enrico Cardile, que anunciou no mês passado sua transferência para a Aston Martin para a temporada de F1 2025.

Fred Vasseur, chefe da equipe Ferrari, assumiu o cargo de forma interina, enquanto Loic Serra, que deve se juntar à equipe em outubro vindo da Mercedes, está programado para se tornar o novo líder técnico da Scuderia.

Em fevereiro, durante o lançamento do carro SF-24 da Ferrari, Cardile afirmou à mídia, que a Ferrari não encontrou diferenças significativas entre a suspensão pull-rod e a push-rod na traseira.

“Na realidade, nossa suspensão traseira é um pouco diferente em termos de distribuição dos braços oscilantes superiores e inferiores em comparação com a Red Bull, para citar um exemplo”, disse Cardile.

“Obtivemos bons resultados aerodinâmicos ao mudar de pull-rod para push-rod. No entanto, não medimos uma vantagem substancial que justificasse compromissos em termos de peso ou conformidade, então evoluímos nossa suspensão mantendo o mesmo layout.”

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