Alexander Albon teve uma breve, mas significativa passagem pela Red Bull, marcada por fracos resultados entre 2019 e 2020. Mais de dois anos após sua saída da equipe, o tailandês voltou a comentar sobre esse período, criticando a forma como o carro era ajustado para favorecer o estilo de Max Verstappen.
Verstappen não se calou e resolveu dar uma resposta para o piloto da Williams, o tricampeão mundial destacou que cada piloto tem suas próprias preferências baseadas em seu estilo de condução.
Em março de 2023, Albon declarou ao The Players’ Tribune que a dianteira da Red Bull era ajustada com uma sensibilidade extrema, comparável a colocar o máximo de sensibilidade em um jogo como Call of Duty. Apesar das críticas, Albon demonstrou compreensão, reconhecendo que a equipe estava projetando o carro para um “futuro campeão mundial”.
Resposta de Verstappen
Em uma entrevista ao Formula.hu, Verstappen respondeu às críticas do ex-companheiro de equipe, destacando que prefere um carro com uma dianteira mais sensível, desde que isso não comprometa a traseira e o equilíbrio geral do veículo.
“Cada um tem o próprio estilo de pilotagem, por isso o que funciona para mim pode não funcionar para outra pessoa. Outros pilotos conduzem de forma diferente e também são muito rápidos. Então, para mim, o comportamento do carro é completamente natural, porque gosto desse tipo de carro, mas talvez não seja favorável para outros. É assim que funciona”, completou.
Enquanto o neerlandês se tornou tricampeão mundial de Fórmula 1 desde então, Albon ficou fora do grid em 2021 e passou a ser piloto reserva da Red Bull até receber uma proposta da Williams para 2022. Desde então, Albon está na escuderia inglesa e soma apenas quatro pontos em 2024, ocupando a 18ª posição no Mundial de Pilotos. Em contraste, Verstappen lidera o campeonato com 277 pontos.