Fernando Alonso crava sem medo um problema que existe na atual Fórmula 1

0

Fernando Alonso, bicampeão mundial de Fórmula 1, expressou recentemente sua opinião sobre a complexidade dos novos carros da competição. Segundo o músico, entender e oferecer feedback sobre os modernos bólidos é um grande desafio.

Após a implementação de um novo regulamento em 2022, a Fórmula 1 se prepara para o seu terceiro ano de alterações significativas. Alonso, que acumula uma experiência diversificada de gerações de carros e detém o recorde de largadas no Mundial, compartilhou suas percepções.

Os desafios da nova aerodinâmica

A partir de 2022, a Fórmula 1 sofreu uma mudança completa na sua aerodinâmica. O assoalho se tornou mais importante para a carga aerodinâmica do que a parte de cima do carro. Isso, segundo o espanhol, dificultou muito o entendimento e o acerto dos veículos atuais.

“Os carros são mais difíceis de acertar, mais difíceis de entender. Às vezes, você pilota o carro e sente que está tudo bem, para em seguida ver a classificação e descobrir que está em 14º. E às vezes é o contrário: você pilota um carro difícil, o equilíbrio está desajustado, mas você acaba no Top-3. Existe uma maneira muito sensível de acertar os carros”, compartilhou Fernando.

A influência da suspensão e do efeito solo

Alonso acredita que não é apenas a aerodinâmica que causa esses desafios. As mudanças implementadas também intensificaram o efeito solo nos carros, alterando aspectos como a altura da suspensão. Essas mudanças tornaram complicado para o piloto avaliar adequadamente o funcionamento do carro.

“Acho que o fato da suspensão ser mais dura e baixa gera uma perda do que o carro fornece em termos de feedback. Qual é o verdadeiro equilíbrio do carro? Qual é a interação entre o pneu, a aerodinâmica, a suspensão e a aderência mecânica? Todos esses parâmetros são confusos. Estamos lidando com uma geração muito complexa de carros”, concluiu.

Confira mais sobre Fórmula 1 no site do Grande Prêmio

A Fórmula 1, após essas alterações e retroalimentações dos pilotos, volta às pistas de 21 a 23 de fevereiro de 2024 para os testes coletivos da pré-temporada no Bahrein. O início do campeonato será no mesmo local, no dia 2 de março.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.