Um nome que está agitando os bastidores da Fórmula 1 é do projetista Adrian Newey, que ainda não decidiu sua nova equipe após ter a saída da Red Bull confirmada, o que gera expectativa nos fãs da principal categoria do automobilismo mundial.
Falando no projetista, Adrian Newey fez uma revelação em entrevista. Em declaração ao Formula1.com, o renomado profissional multicampeão, revelou qual carro de Fórmula 1 mais o marcou ao longo de sua carreira. Apesar de ter projetado vários carros campeões, Newey escolheu um modelo que não faz parte de suas próprias criações.
Considerando a trajetória de Newey, o carro escolhido não poderia ser de uma equipe que surgiu após sua entrada na F1, o que nos leva a relembrar o passado. Mais do que isso, através de sua escolha ele acabou ignorando carros como os da Ferrari e McLaren, que já tiveram máquinas que fizeram história.
Newey escolheu a Lotus
“É uma escolha difícil e subjetiva”, declarou Newey antes de optar pelo Lotus 49, equipado com o motor Ford Cosworth DFV. Esse carro, projetado por Colin Chapman e Maurice Philippe, fez sua estreia na Fórmula 1 em 1967.
Newey comentou: “Esse carro teve uma enorme influência sobre mim quando eu era jovem e moldou minha determinação de seguir a carreira de projetista.” O atual proprietário de um Lotus 49B (da temporada de 1968) também pilotou o carro no GP de Mônaco Histórico deste ano.