Os motores Renault estão com os dias contados na Fórmula 1. A marca francesa deixará de fornecer propulsores a partir de 2025, e a decisão gerou críticas internas na fábrica em Viry-Chantillon.
A Alpine era a única equipe que ainda utilizava os motores da Renault. No entanto, após uma significativa reformulação interna, a equipe anunciou que passará a ser equipada com motores Mercedes.
Em entrevista ao jornal francês L’Équipe, Karine Dubreucq, representante do sindicato, expressou o descontentamento generalizado. “Não esperávamos isso. É uma facada nas costas, uma traição. Desenvolvemos motores aqui que poderiam ter se tornado campeões de F1 por 12 vezes, e agora, de repente, não podemos?”, afirmou.
Os trabalhadores da fábrica estavam convictos de que o motor em desenvolvimento teria sido competitivo. “Acreditamos que seria equivalente ao motor da Mercedes. No pior cenário, haveria uma diferença de 15 cv. Redesenhamos tudo no turbo”, comentou um especialista em motores que preferiu não ser identificado.
Retorno de Montoya confirmado
Juan Pablo Montoya é um nome muito conhecido entre os fãs de automobilismo, especialmente por sua passagem pela Fórmula 1 no início dos anos 2000. O colombiano competiu na NASCAR Cup Series de 2007 a 2013 e agora está retornando à categoria, pilotando um Toyota Camry XSE pela 23XI Racing.
Durante sua estadia na NASCAR, Montoya conquistou duas vitórias com a Chip Ganassi Racing e acumulou 24 classificações no top cinco e 59 no top 10 em 255 largadas. Ele também venceu uma corrida da NASCAR Xfinity Series na Cidade do México em 2007.
Em 2009, o colombiano alcançou o oitavo lugar no campeonato da Cup Series e agora retorna para mais corridas com o carro preto e dourado número 50. Montoya será o quarto piloto a assumir o volante do terceiro carro da 23XI Racing nas últimas duas temporadas, sendo que a equipe estreou este veículo na Daytona 500 de 2023.