A Fórmula Indy se encaminha para sua reta final e a disputa ainda segue em aberto. Álex Palou é considerado o favorito para assegurar a conquista do título, por conta de sua regularidade nos últimos anos. Porém, ele terá muitos adversários de peso nas cinco últimas corridas. Porém, outros bons nomes já se despediram da disputa do título, como Josef Newgarden.
Nesta temporada, ele teve algumas corridas decentes e chegou a vencer o GP de São Petersburgo, mas foi desclassificado algumas corridas depois. O motivo apontado foi que os pilotos da Penske fizeram irregular do push-to-pass. Com a perda desse resultado, as chances de conseguir lutar pelo título diminuiram drasticamente. Newgarden ainda venceu neste ano as 500 milhas de Indianápolis, prova que faz parte da tríade de corridas importantes para a história do automobilismo, ao lado do GP de Mônaco da F1 e as 24 horas de Le Mans.
Newgarden, vencedor das 500 milhas de Indianápolis, viu chances de título ir embora na Indy
Em meio a polêmica do uso irregular do push-to-pass pelos pilotos da Penske, Josef Newgarden conseguiu surpreender todo mundo e conquistou a vitória nas 500 milhas de Indianápolis, nas últimas voltas. Essa havia sido a sua segunda vitória seguida nessa prova. Era esperado que isso poderia ajudar ele a melhorar o seu desempenho nas demais etapas da Indy.
Porém, isso não aconteceu e Newgarden se manteve irregular, em meio toda a polêmica do “Penskegate”. Newgarden chega para as últimas cinco corridas do campeonato sem mais chances de título. Agora, Newgarden já começa a se planejar para a próxima temporada e visa conseguir recuperar seu bom desempenho para lutar por títulos.