A Mercedes planeja reinstalar as atualizações que foram usadas no início do fim de semana do GP da Bélgica de Fórmula 1. A equipe fez um movimento ousado e decidiu remover dos carros após não atingirem o desempenho esperado nos treinos livres em Spa, o que no fim das contas foi uma cartada de mestre.
Desde que encontrou a direção certa no desenvolvimento do W15 sob os atuais regulamentos aerodinâmicos, a Mercedes rapidamente melhorou o carro, conquistando vitórias em três das últimas quatro corridas.
No entanto, na Bélgica, após adicionar as novas atualizações aos carros, uma vitória parecia improvável após os dois treinos livres de sexta-feira (26/7), nos quais Lewis Hamilton e George Russell não mostraram o ritmo esperado.
Equipe voltou para configuração da Inglaterra
A equipe decidiu retornar ao pacote de Silverstone, que havia garantido a Hamilton uma vitória marcante, encerrando um jejum de 56 corridas sem triunfos. Essa escolha se mostrou acertada na Bélgica, onde, embora Russell tenha cruzado a linha de chegada em primeiro, ele foi desclassificado por um problema de peso, permitindo que Hamilton herdasse a 105ª vitória de sua carreira na Fórmula 1.
Para a próxima corrida, o GP da Holanda em Zandvoort, o diretor de engenharia de pista, Andrew Shovlin, informou que a equipe planeja reinstalar o pacote de atualização de Spa. – “A razão para voltarmos ao modelo de Silverstone na sexta-feira à noite foi que tivemos uma corrida bem-sucedida lá”, disse Shovlin.
“Spa e Silverstone não são circuitos dramaticamente diferentes em termos da faixa de velocidade das curvas. Claramente, introduzimos alguns problemas com as atualizações em Spa, que acreditamos ter sido principalmente devido ao uso do carro e não às atualizações em si”, acrescentou.
“Estávamos enfrentando alguns problemas de equilíbrio e ‘saltos’ nas curvas de alta velocidade. Retornar à configuração de Silverstone resolveu esses problemas. Desde então, tivemos tempo para analisar os dados e estamos confiantes de que conseguiremos reintroduzir essas atualizações em Zandvoort”, completou Shovlin.