Embora a Red Bull tenha surpreendido ao continuar apoiando Sergio Perez após as férias de verão, o ex-piloto Tom Kristensen acredita que é improvável que ele permaneça na vaga de titular a longo prazo.
O desempenho de Perez tem sido amplamente analisado e criticado recentemente, com o piloto mexicano somando apenas 46 pontos desde seu último pódio no Grande Prêmio da China, já no longínquo mês de abril.
Isso gerou especulações de que a Red Bull poderia dispensá-lo durante as férias de verão e considerar Liam Lawson ou Daniel Ricciardo para o RB20 ao lado de Max Verstappen no Grande Prêmio da Holanda. No entanto, o chefe da equipe, Christian Horner, anunciou na segunda-feira (29), que Perez continuará na equipe.
“Checo continua sendo um piloto da Red Bull Racing, apesar das recentes especulações”, afirmou Horner na sede da equipe em Milton Keynes. “Estamos ansiosos para vê-lo se destacar em circuitos onde ele já teve boas atuações, após as férias de verão.”
Ex-piloto aposta na saída do mexicano
Embora Perez continue “depois das férias de verão”, isso não garante que ele permanecerá por muito tempo, mesmo tendo assinado uma extensão de contrato de dois anos no início deste ano.
“Não há dúvida de que há cinco pilotos na Red Bull para dois carros. Tsunoda está seguro, Verstappen está seguro e restam apenas duas vagas”, disse o ex-piloto holandês Kristensen ao podcast F1 Nation.
“Mas eu diria que é difícil para Checo Perez saber que um carro mais rápido está vindo de trás. É difícil entregar, mas ele não tem sido consistente o suficiente.
“Ele não está marcando o suficiente para merecer a vaga a longo prazo. Então é só uma questão de quando, mas já dissemos isso há muito tempo.”
Quando perguntado se a falta de confiança foi a causa da queda de desempenho de Perez, o piloto de 57 anos respondeu: “Provavelmente diria que é o ambiente todo. Se você começa a pensar que está lutando, que não está indo bem, e o que precisa melhorar, você acaba dirigindo de forma excessiva.”
“Você vai exagerar porque precisa fazer bem. E às vezes, o excesso pode realmente te atingir com força.”