Quem do atual grid da Fórmula 1 ainda corre o risco por contrato de ficar desempregado?

0

Contratos de pilotos de F1 sempre são um tema fascinante para muitos torcedores. Mas falando sobre o assunto, como está a situação contratual dos atuais pilotos da principal categoria do automobilismo mundial?

O fim dos contratos oferece uma excelente oportunidade tanto para os pilotos buscarem novas vagas quanto para as equipes encontrarem o piloto ideal para a próxima temporada. Confira a seguir a situação contratual de cada piloto do grid de F1 em 2024.

Max Verstappen – Contratado até o final de 2028

O atual campeão mundial assinou um extenso contrato de sete anos com a Red Bull após conquistar seu primeiro título em 2021, o que praticamente garante sua permanência na categoria por um bom tempo. Acredita-se que Verstappen seja o piloto mais bem pago do grid, com a Forbes estimando seu salário de 2023 em US$ 70 milhões, incluindo bônus.

Sergio Perez – Contratado até o final de 2026

Sergio Perez renovou seu contrato com a Red Bull por mais dois anos em Mônaco em 2022, e, coincidentemente, uma semana após a mesma corrida em 2024, a equipe anunciou outra extensão de dois anos para Perez, garantindo sua permanência até 2026, mesmo com as mudanças no regulamento da Fórmula 1. O diretor da equipe, Christian Horner, afirmou que essa continuidade oferece à Red Bull “estabilidade e consistência”, com Verstappen e Perez formando a dupla desde 2021.

Lewis Hamilton – Contratado até o final de 2024 (Mercedes), depois ‘contrato plurianual’ (Ferrari)

O futuro de Lewis Hamilton na F1 esteve em dúvida durante grande parte de 2023, mas ele encerrou as especulações ao assinar um contrato de dois anos com a Mercedes em setembro daquele ano. No entanto, cinco meses depois, foi anunciado que uma cláusula de rescisão ativada ao final de 2024 permitiria ao heptacampeão mundial se transferir para a Ferrari em 2025, com um acordo de vários anos que o manterá no grid até pelo menos o final de 2026.

George Russell – Contratado até o final de 2025

Simultaneamente ao anúncio da renovação de Hamilton, a Mercedes confirmou a extensão do contrato de George Russell até 2025. Isso garantirá estabilidade na formação da equipe por mais temporadas, com Russell buscando afirmar sua liderança e se estabelecer como o novo líder da Mercedes ao lado de um novo companheiro de equipe em 2025.

Charles Leclerc – Contrato desconhecido, próximo ‘várias temporadas pela frente’

Charles Leclerc assinou o contrato mais longo já oferecido a um piloto da Ferrari em 2019, com uma extensão de cinco anos. Antes da temporada de 2024, Leclerc renovou seu contrato com a Ferrari, que foi anunciado como válido por “várias temporadas”, sem especificar uma data exata de término.

Carlos Sainz – Contratado até o final de 2024

Carlos Sainz também assinou uma extensão de vários anos para seu contrato com a Ferrari após deixar a McLaren em 2021. Com o contrato de Sainz expirando no final de 2024, ele precisará negociar sua permanência na equipe. Sainz indicou que continuar na Ferrari é sua prioridade, mas terá que encontrar um novo assento caso não consiga renovar antes da chegada de Hamilton.

Lando Norris – Contrato desconhecido [pelo menos até o final de 2027]

Lando Norris se consolidou como um forte competidor na Fórmula 1, levando a McLaren a vinculá-lo a um contrato de longo prazo até 2025, assinado em 2022. No entanto, para evitar que outras equipes manifestassem interesse, a McLaren anunciou, na véspera da temporada de 2024, um acordo adicional com Norris, descrito como um “contrato prolongado de vários anos”, que garante sua permanência na equipe além do final de 2025 e possivelmente até o final de 2027.

Oscar Piastri – Contratado até o final de 2026

Após uma temporada de estreia notável, Oscar Piastri assinou um contrato de longo prazo com a McLaren antes mesmo de sua primeira temporada terminar. Seu contrato atual vai até o final de 2026, garantindo ao jovem australiano uma extensa permanência na Fórmula 1 para continuar ganhando experiência.

Fernando Alonso – Contrato até o final de 2026 [multi-ano]

Fernando Alonso, que se transferiu para a Aston Martin em um contrato de vários anos com a Alpine, chocou muitos ao provar que sua decisão estava correta. Com um contrato de vários anos renovado, Alonso permanecerá na Aston Martin até pelo menos o final da temporada de 2026.

Lance Stroll – Contratado até 2025 e além

Lance Stroll, anteriormente com um contrato de longo prazo, teve sua extensão confirmada em junho de 2024, garantindo sua permanência na Aston Martin até “2025 e além”, refletindo sua continuidade na equipe.

Pierre Gasly – Contrato até pelo menos o final de 2026 [acordo ‘plurianual’ além de 2025]

Pierre Gasly, que deixou a Red Bull para se juntar à Alpine no início de 2023, assinou um novo contrato plurianual que o manterá na equipe até pelo menos o final de 2026, conforme o acordo renovado para a temporada de 2025 e além.

Esteban Ocon – Contrato até o final de 2026

Esteban Ocon, que teve um contrato de longo prazo com a Alpine desde 2021, agora garantiu seu futuro na Haas, após a temporada de 2024, onde formará uma nova parceria com o piloto júnior da Ferrari, Oliver Bearman.

Alex Albon – Contratado até o final de 2026

Alex Albon, após reconstruir sua reputação na Fórmula 1, assinou um novo contrato com a Williams que o manterá com a equipe até pelo menos o final de 2026, continuando sua recuperação e compromisso com a equipe de Grove.

Logan Sargeant – Contrato até o final de 2024

Após uma temporada de estreia desafiadora, Logan Sargeant melhorou no segundo semestre de 2023 e convenceu a equipe a mantê-lo para uma segunda temporada. Seu contrato atual vai até o final de 2024.

Valtteri Bottas – Contrato até o final de 2024

Valtteri Bottas assinou o primeiro contrato plurianual de sua carreira quando deixou a Mercedes para a Alfa Romeo no final de 2021. O contrato, que vai até 2024, deve ver Bottas permanecendo na equipe sediada em Hinwil até a aquisição pela Audi em 2026.

Zhou Guanyu – Contrato até o final de 2024

Zhou Guanyu, após um desempenho sólido ao lado de Bottas, renovou seu contrato com a Alfa Romeo/Sauber/Stake F1 por mais um ano. Com a chegada da Audi e o iminente ingresso de Nico Hulkenberg, Zhou terá a oportunidade de impressionar durante a temporada de 2024.

Daniel Ricciardo – Contrato até o final de 2024

Após um retorno impressionante à Fórmula 1 com a AlphaTauri, Daniel Ricciardo foi contratado para uma temporada completa em 2024. Ele busca garantir uma vaga na equipe principal da Red Bull no futuro.

Yuki Tsunoda – Contrato até o final de 2025

Yuki Tsunoda, após um desempenho sólido em 2023 e início de 2024, teve sua opção de contrato acionada pela Red Bull para 2025, garantindo sua permanência na equipe júnior da Red Bull e tornando-o o piloto mais antigo da equipe de Faenza desde a aquisição pela Red Bull.

Kevin Magnussen – Contrato até o final de 2024
Kevin Magnussen, que retornou à Fórmula 1 em 202

2, assinou um contrato de vários anos com a Haas, que foi estendido até o final de 2024.

Nico Hulkenberg – Contrato até o final de 2024 [Haas], ‘contrato plurianual’ [Sauber/Audi]

Nico Hulkenberg, após um retorno bem-sucedido à Fórmula 1 com a Haas, foi contratado para uma nova fase na Sauber a partir de 2025. Ele acompanhará a equipe na transição para a Audi, com contrato plurianual até a temporada de 2026.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.