Fabio Quartararo afirmou que Marc Márquez é o melhor piloto da história da MotoGP, superando seu ídolo de infância, Valentino Rossi. Quartararo iniciou sua carreira na categoria principal em 2019 e teve a oportunidade de competir com o heptacampeão Rossi durante os últimos anos da trajetória do italiano.
O francês conquistou seu primeiro título em 2021, após ser promovido à equipe de fábrica da Yamaha, substituindo Valentino Rossi, que foi para a equipe satélite Petronas SRT em uma troca direta entre os dois pilotos.
Rossi se aposentou da MotoGP no final daquele ano, mas ainda permanece ativo na categoria através da equipe VR46, que opera motos Ducati como uma equipe satélite.
Em entrevista à marca de joias TwoJeys, Quartararo expressou sua admiração por Rossi, seu ídolo de infância, e relembrou com carinho o tempo que passaram juntos antes de sua grande estreia na MotoGP.
“Meu ídolo sempre foi Valentino”, disse ele. “Minha relação com ele foi por etapas. Quando eu tinha sete anos, tirei minha foto. Mais tarde, quando eu tinha 15, ele me convidou para seu rancho. E em 2021 trocamos de lugar [na MotoGP].
“Naquela época a pressão era enorme porque eu tinha que ocupar o lugar do rei. No meu caso, tenho mais pessoas que me inspiram, mas desde os cinco anos meu ídolo é ele”.
Márquez eleito o melhor
No entanto, Quartararo coloca o hexacampeão Márquez à frente de Rossi na lista dos maiores pilotos da MotoGP de todos os tempos, elogiando o espanhol por sua versatilidade e estilo de pilotagem.
“Sempre gostei do Valentino, mas Marc é o melhor de todos, mesmo tendo conquistado menos títulos”, disse ele. “Em 2014 [quando estreou], ele venceu as 10 primeiras corridas do ano e pensei: ‘Quem é esse cara?’
“Para mim, ele é o exemplo que melhor descreve como ele é como piloto. Ele é muito agressivo e quando você o vê pilotando parece que ele é um segundo e meio mais rápido que você.”