Agora é oficial! Uma figura muito conhecida da Fórmula 1 nos últimos anos está de volta a principal categoria do automobilismo mundial. Estamos falando do antigo chefe da Ferrari Matti Binotto, que chega pra uma nova equipe fazendo parte de um novo projeto.
A Audi nomeou o ex-chefe da Ferrari, Mattia Binotto, para liderar seu projeto de Fórmula 1, como parte de uma grande reestruturação administrativa.
Em um comunicado divulgado nesta terça-feira (23), a Audi anunciou que Binotto se juntará à equipe como chefe operacional e técnico (COO e CTO, acima do diretor técnico) a partir de 1º de agosto. Ele será responsável por liderar os esforços da equipe antes de sua estreia na Fórmula 1 em 2026.
Um chegando e outros saindo
Sua chegada coincide com a saída de Andreas Seidl e Oliver Hoffmann, ex-presidente do conselho de administração, do projeto. Essa grande mudança de direção ocorre enquanto a Audi acelera os preparativos para sua entrada na F1, tornando cada vez mais evidente a necessidade de maior controle sobre a operação e a melhoria da infraestrutura da empresa. A Sauber é a única equipe que não conseguiu somar pontos nesta temporada.
A Audi recentemente apressou a aquisição total da equipe Sauber para garantir que estivesse à frente na implementação das mudanças necessárias antes da temporada de 2026. Ao nomear Binotto, que se reportará diretamente ao conselho da Audi, a empresa terá alguém capaz de garantir que sua autonomia e independência sejam preservadas.
O CEO da Audi, Gernot Doellner, comentou: “Estou muito satisfeito por termos conseguido recrutar Mattia Binotto para o nosso ambicioso projeto de Fórmula 1.”