Segundo o analista da Sky F1, Anthony Davidson, enquanto Max Verstappen foi a “causa principal” da colisão com Lewis Hamilton no GP da Hungria, ele foi “comprometido” por Hamilton, que explorou uma “área cinzenta” em relação ao movimento na zona de frenagem.
Davidson deu seu veredito sobre o incidente, no qual Verstappen tentou ultrapassar Hamilton por dentro na luta pela P3 em Hungaroring. No entanto, o holandês da Red Bull travou os pneus e atingiu a roda dianteira direita da Mercedes de heptacampeão, fazendo com que Verstappen levantasse brevemente no ar.
Hamilton conquistou o último lugar no pódio, enquanto Verstappen terminou em P5, com os comissários investigando o incidente após a corrida. O britânico considerou o episódio um incidente de corrida, enquanto o holandês culpou firmemente Hamilton. No entanto, os comissários decidiram que nenhuma ação adicional era necessária.
Davidson acusa Hamilton de ter explorado área
Verstappen levantou críticas após sua colisão com Lando Norris na Áustria, pela qual recebeu uma penalidade de 10 segundos. Davidson argumentou que Hamilton explorou a mesma “área cinzenta” que Verstappen utilizou na primeira curva do Hungaroring, tornando a situação “desconfortável” para o tricampeão.
“Agora sim, eu estava no caso do Max na Áustria, sobre a movimentação sob a frenagem e então, finalmente, a causa da colisão. Movendo para o lado esquerdo depois de virar à direita na Curva 3 e causando a colisão,” Davidson começou.
“Portanto, duas coisas: temos que analisar por que o bloqueio [na Hungria] aconteceu e quem foi o culpado pela colisão.
“Então, conforme você desce a reta, ele está atrás de Lewis, os dois ultrapassam a Williams, Lewis recua em direção à linha de corrida, o que você esperaria, e então acho que Lewis faz uma abordagem ligeiramente superficial na curva. Acho que há uma curva um pouco mais cedo, o que pega Max um pouco de surpresa. – disse o analista.