A expressão “lenda” carrega com ela uma aura de respeito e admiração. E quando falamos em lendas do automobilismo brasileiro, o nome de Ingo Hoffmann certamente ocupa um dos primeiros lugares. Nascido em 1953 em São Paulo, Hoffmann se consagrou como o maior nome da Stock Car, com uma carreira composta por 12 títulos, 76 vitórias, 60 poles e a incrível marca de 30 temporadas disputadas.
Hoffmann iniciou sua carreira no automobilismo aos 19 anos, pilotando um simpático fusca. Seu talento natural nas pistas e sua personalidade chamaram atenção de patrocinadores e promoveram seu rápido interesse em participar da Divisão 3. Com o auxílio do famoso piloto Wilsinho Fittipaldi, Ingo trilhou um caminho repleto de conquistas, consagrando-se um dos maiores pilotos brasileiros de todos os tempos.
Como o jovem paulistano se tornou um dos pilotos mais aclamados da Stock Car?
Na busca pelo seu sonho, Hoffmann começou a se preparar para a Fórmula Super Vê em 1974. Obteve seis poles e se tornou o campeão na primeira vitória da categoria no Brasil, fechando a temporada em terceiro lugar. Ainda naquele mesmo ano, competiu nas 25 horas de Interlagos e, dividindo o volante com Wilsinho Fittipaldi e Reinaldo Campelo, foi campeão.
Aventurou-se na Europa no ano seguinte, onde disputou a Fórmula 3 e saiu vitorioso. Além de participar da Fórmula 5000, onde terminou duas das três provas realizadas. Em 1976, começou a participar da Fórmula 1 e da Fórmula 2, mas após algumas corridas abaixo do esperado, decidiu voltar para o Brasil em 1979 e foi aí que teve início sua trajetória vencedora na Stock Car.
Como ficou marcado o legado de Ingo Hoffmann no automobilismo?
Dentro da Stock Car, Hoffmann acumulou vitórias nos anos de 1980, 1985, 1989, 1990, 1991, 1992, 1993, 1994, 1996, 1997, 1998 e 2002. A impressionante carreira na categoria o consagrou como o maior vencedor da Stock Car. Porém, não pára aí: ele também competiu no Rally Cross, chegando a ser vice-campeão em 2004 e bicampeão em 2006.
Porém, o legado de Hoffmann não se resume a medalhas e títulos. Demonstrando que talento e generosidade podem andar juntos, o ex-piloto é fundador de um instituto homônimo, uma organização que promove tratamento para crianças com câncer em Campinas (SP). O Instituto Ingo Hoffmann evidencia o caráter humanitário do multicampeão, que contribui para melhorar a vida de jovens em tratamento de câncer e suas famílias.
Ingo Hoffmann: campeão na pista, campeão na vida. Um exemplo de como habilidade, persistência e generosidade podem formar um legado imortal.