Em junho passado, surgiram piadas e rumores sobre a flexibilidade das asas dianteiras de algumas equipes, como Red Bull, Ferrari, McLaren e Mercedes. Helmut Marko levantou suspeitas sobre a Mercedes, destacando o evidente declínio da equipe durante o GP do Canadá.
A questão parecia ter sido deixada de lado, tanto que a Aston Martin também instalou recentemente uma especificação nesse sentido. No entanto, o site Autosport revelou que a FIA deseja investigar o assunto com mais clareza. No início desta semana, as equipes foram informadas de que serão tomadas medidas no próximo fim de semana do GP da Bélgica para melhor compreender o fenômeno.
No treino livre de sexta-feira em Spa-Francorchamps, câmeras sem fio adicionais serão instaladas nas superfícies internas e laterais das asas dianteiras para verificar “a translação e rotação” dos pontos examinados. Atualmente, não está claro quais e quantas equipes serão monitoradas nas análises da Federação e quais desenvolvimentos esse assunto poderá ter no futuro.
Pérez fala sobre cláusula em seu contrato com a Red Bull
Nos últimos dias, o futuro de Sergio Pérez como piloto da Red Bull tem sido questionado. Segundo algumas especulações, o novo contrato do mexicano inclui uma cláusula que permitiria o cancelamento em caso de uma sequência de maus resultados, como a que ele enfrenta atualmente. Além disso, ele teria recebido um ultimato da diretoria da equipe austríaca, exigindo melhores resultados nas próximas duas corridas antes da pausa de verão.
O possível ajuste na dupla de pilotos da Red Bull para a próxima temporada foi um dos temas mais comentados na última quinta-feira (18), durante o dia de imprensa da Fórmula 1. Em entrevista a jornalistas presentes no Grande Prêmio da Hungria, Pérez negou a existência de uma cláusula que preveria o cancelamento de sua renovação.
“Não há nada relacionado a isso. Obviamente, não posso falar sobre meu contrato. Estou totalmente focado em entregar o meu melhor. Estarei aqui novamente no ano que vem, não há nada diferente. Estou totalmente comprometido comigo mesmo. Essas duas corridas valem a mesma quantidade de pontos e precisamos desses pontos de agora até o final do ano, então não muda nada para mim”, afirmou Pérez.
Em meio à sequência de resultados negativos, Sergio Pérez enfatizou a necessidade de não dar atenção ao “barulho externo” sobre um possível cancelamento de sua rescisão e focar no trabalho dentro da pista e na fábrica, visando melhores resultados.
“Renovei meu contrato há pouco tempo, por isso não acho que este assunto seja relevante, nem para mim, nem para a equipe. O que é relevante é que nos concentremos na pista, na fábrica, nas coisas que podemos controlar. O resto é apenas barulho externo, é assim que funciona”, destacou Pérez.