Em meio a realização da temporada de 2025, todas as equipes da Fórmula 1 já se movimentam nos bastidores para o ano de 2026, quando um novo regulamento técnico e aerodinâmico será colocado em vigor. O principal objetivo delas é conseguir ganhar a maior vantagem possível logo no primeiro ano da categoria com essas novidades. Esse é o exemplo da Red Bull, que conseguiu ter uma ampla vantagem em 2022 com as novas regras.
Mesmo que a promessa da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) seja de mais disputas dentro das pistas, vários grandes nomes da categoria já demonstraram uma certa preocupação com essas mudanças. Recentemente, foi a vez de David Coulthard demonstrar receio com as novidades, em especial com uma possível diminuição das ultrapassagens nas corridas.
“Eu compartilho da preocupação de engenheiros e pilotos quanto ao aumento da proporção elétrica para 50%. Isso vai mudar o perfil das voltas e como os carros se desenvolvem. Se os carros estiverem mais lentos nas zonas de frenagem, a distância para frear também vai diminuir. Isso pode ser prejudicial para as ultrapassagens. As ousadas manobras de Daniel Ricciardo, por exemplo, talvez não sejam mais possíveis”, afirmou Coulthard.
Novo regulamento da Fórmula 1 pode provocar nova mudança na ordem de dominância
Com as mudanças já bem próximas de serem aplicadas, a Fórmula 1 também pode sofrer uma mudança com relação a equipe que domina a categoria. Atualmente, a Red Bull ocupa esse posto após conseguir desbancar a Mercedes em 2022, quando houve mudança no regulamento da categoria. Entre 2014 a 2021, os alemães tinham controle sob as corridas e conseguiam conquistar títulos sem maiores dificuldades.