Suposta trapaça da McLaren, faz Red Bull reclamar na FIA

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A Fórmula 1 vive uma fase sonhada por muitos fãs da categoria, simbolizada em uma palavra: equilíbrio. A soberania da Red Bull desapareceu nas últimas corridas da temporada, com McLaren e Mercedes brigando de igual para igual com os austríacos.

Com isso, a Red Bull Racing está intensificando sua análise dos carros de outras equipes da Fórmula 1 em busca de soluções técnicas que possam ser aproveitadas, legalmente ou não, especialmente após uma queda de desempenho própria.

Segundo a revista Auto, Motor und Sport, o mais recente interesse da equipe está focado em um furo próximo aos discos de freio dianteiros e traseiros do McLaren MCL38. A suspeita da Red Bull é que a McLaren tenha desenvolvido um canal adicional de refrigeração, inserindo sensores de temperatura dos aros e pneus através desses furos próximos aos discos de freio.

O que diz o regulamento?

De acordo com o regulamento da FIA, durante os treinos livres de sexta-feira, as equipes podem utilizar esses furos nos discos de freio para instalar sensores e coletar dados. Contudo, a partir do sábado, esses furos devem ser fechados. Segundo a Red Bull, em algumas corridas, a McLaren teria infringido essa regra.

A equipe de Max Verstappen e Sergio Perez teria então apresentado uma reclamação à FIA, conforme relatado pelo periódico alemão. Nas duas últimas corridas, a FIA verificou que os pontos de acesso aos sensores estavam fechados, cumprindo o regulamento. A solução improvisada pela McLaren teria sido cobrir os furos com fita adesiva, conforme evidenciado por fotos tiradas durante as corridas.

Enquanto a McLaren mostrou um desempenho superior à Red Bull em Miami, Ímola e Barcelona com pneus usados, onde o MCL38 parecia melhorar à medida que os pneus se desgastavam, essa vantagem não era evidente anteriormente.

Nas últimas duas corridas vencidas pela Mercedes, a equipe britânica teve uma vantagem menor com pneus desgastados no final dos stints, o que pode reforçar as suspeitas da Red Bull de que a McLaren se beneficiou temporariamente ao não fechar os furos nos freios.

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