Ao longo dos anos, equipes acabam se “revezando” no domínio da Fórmula 1. Mas uma coisa que não se pode negar é o fato da Ferrari ser a equipe mais tradicional do grid. Isso gera o sonho de muitos pilotos em correr pelo famoso time italiano.
Um deles é Oliver Bearman, que expressou que seu “grande sonho” é se tornar piloto titular na Fórmula 1 pela Ferrari, apesar de já ter garantido sua estreia na categoria com a Haas em 2025.
A Haas anunciou a contratação de Bearman no início deste mês. O piloto britânico participou de alguns treinos livres pela equipe nesta temporada e, apesar de um ano irregular na Fórmula 2, impressionou o suficiente para conquistar a vaga.
Suas chances aumentaram ainda mais quando substituiu Carlos Sainz na Ferrari durante o GP da Arábia Saudita. Com apenas uma hora de treino livre, no TL3, Bearman conseguiu um notável sétimo lugar, pontuando em sua estreia na F1.
Membro da Academia de Pilotos da Ferrari desde 2022, Bearman não esconde sua ambição de defender a Scuderia no futuro. – “Meu grande sonho de longo prazo continua o mesmo”, afirmou Bearman em Silverstone. “Quero ter sucesso na F1, vencer corridas e campeonatos, e com o apoio e a lealdade que a Ferrari me mostrou, é natural que eu queira fazer isso com eles.”
“É o sonho de todo garoto. Estrear com eles, claro, tornou esse sonho ainda mais forte. Mas ao mesmo tempo, estou focado no curto e médio prazo. Meu objetivo agora é terminar a Fórmula 2 e olhar para o próximo ano com a Haas. Estou muito animado com isso também”, acrescentou.
Supostas metas da Ferrari foram negadas pelo piloto
A passagem de Bearman pela Haas coincidirá com a chegada de Lewis Hamilton à Ferrari, já que a equipe italiana propôs um contrato de três temporadas para o heptacampeão.
No entanto, o piloto da Prema na F2 negou que a Ferrari tenha estabelecido metas específicas para ele e acredita que os objetivos serão definidos ao longo do tempo, de acordo com as circunstâncias.
“Ainda não tenho expectativas claras”, disse ele. “Acho que é uma meta em movimento. Os resultados mudam ano após ano, e até mesmo de corrida para corrida. Não é algo que eu já tenha pensado. Mas minha expectativa pessoal é evoluir a cada corrida, sentir que maximizei meu desempenho e ver progresso em mim e em minhas habilidades ao longo do ano. Esse será meu objetivo”, afirmou.
Bearman ainda terá mais três participações em treinos livres com a Haas em 2024. O piloto britânico afirmou não estar preocupado com a pressão que virá com sua promoção para a Fórmula 1, destacando que a pressão que ele impõe a si mesmo é ainda maior.
“Ainda não há metas específicas definidas”, reiterou. “Honestamente, preciso conversar com todos na Ferrari para entender exatamente o que eles esperam de mim. Mas não acredito que suas expectativas serão maiores do que as minhas, porque eu já sou muito exigente comigo mesmo. Desde o início, exijo um alto nível de desempenho, então não preciso de mais motivação ou pressão”, concluiu o jovem britânico.