Recentemente, surgiram conversas de uma possível volta da Toyota ao mundo da Fórmula 1. Essa possibilidade de uma reaproximação significativa entre a montadora e a categoria, se fortaleceram através de conversas sobre uma potencial parceria com a equipe americana Haas. Como já mencionado por alguns veículos de imprensa, qualquer negociação futura entre as duas partes não incluirão a possibilidade dos japoneses entrar como fabricantes de motores.
Ferrari de saída da Haas?
Na verdade, a Haas tem uma ligação estreita com a Ferrari, e a parceria entre a Scuderia e a equipe fundada por Gene Haas está destinada a se fortalecer ainda mais. Segundo relatos do site alemão Auto Motor und Sport, está confirmado que os americanos continuarão utilizando os motores fabricados em Maranello pelo menos até o final da temporada de 2028.
As discussões com a Toyota se concentram principalmente no uso de seu túnel de vento em Colônia. Nos últimos anos, a equipe McLaren realizou testes regularmente nessas instalações. No entanto, após a conclusão da renovação do túnel de vento interno em Woking no verão passado, a equipe britânica retomou todos os testes aerodinâmicos internamente.
Portanto, a Toyota perdeu um “cliente” para aluguel do túnel de vento e, consequentemente, uma importante fonte de receita. Para maximizar a utilização da capacidade das instalações, a empresa japonesa está atualmente buscando novos parceiros na Fórmula 1. A Haas, cujo desenvolvimento aerodinâmico é atualmente conduzido exclusivamente no túnel de vento da Ferrari em Maranello, estaria interessada nesta oportunidade.