A “novela” Carlos Sainz segue nos bastidores da Fórmula 1, cada dia com novos desdobramentos. O espanhol ainda não bateu o martelo sobre pra onde vai em 2025 e a situação continua sem solução, principalmente depois de portas que pareciam fechadas se abrirem novamente.
Esse é o caso da Mercedes, com o espanhol voltando a pauta do time com a indefinição do substituto de Lewis Hamilton. O ex-piloto Christian Danner aconselhou Toto Wolff a colocar Carlos Sainz na Mercedes e deixar Kimi Antonelli em espera por um ano.
Embora Sainz tenha tido seis meses para considerar suas opções para a F1 em 2025, o futuro ex-piloto da Ferrari deixou claro que não pretende se apressar nessa decisão, destacando que é uma escolha “complicada”, ainda mais devido aos novos regulamentos de 2026.
Sainz espera tomar a decisão certa
Parece que o espanhol pode ter tido razão em não aceitar o primeiro acordo da Audi, Williams ou mesmo da Alpine que foi proposto. Isso porque a Mercedes também não tomou uma decisão sobre sua escalação nos seis meses desde que soube da saída de Lewis Hamilton para a Ferrari, e a Red Bull também pode estar no mercado.
Enquanto os atuais campeões mundiais já enfrentam uma situação de três pilotos para duas vagas, a Mercedes está esperando para ver como o piloto júnior Kimi Antonelli se sai na Fórmula 1.
Eles também estão esperando para ver se, talvez, Max Verstappen mude de ideia sobre permanecer na Red Bull, embora isso pareça improvável, dado seu recente “sim” para continuar na equipe em 2025.
Além disso, o chefe de automobilismo da Mercedes, Toto Wolff, admitiu que Sainz ainda tem uma “chance”; ele só precisa esperar. E esperar é exatamente o que o piloto de 29 anos está preparado para fazer, pois quer tomar a decisão certa para seu futuro.
Conselho de ex-piloto
O ex-piloto de F1, Christian Danner, apoia Sainz em meio a relatos de que a Williams estaria considerando uma opção de Plano B depois que o espanhol os deixou na mão.
Danner disse à Motorsport-Magazine que Sainz está “fazendo a coisa certa”. Ele acrescentou: “Mesmo que algumas pessoas estejam reclamando um pouco e dizendo que ele poderia ter aceitado… Mas ele não aceitou porque quer estar no carro mais rápido.”
“Claro que ele não concordou porque o carro é uma porcaria. Ele vai pilotar pela Williams em vez de não pilotar em lugar nenhum. Mas enquanto ele tiver outras opções, ele tem que mantê-las abertas.”
Danner, no entanto, tem uma solução para Sainz e a Mercedes, e sugeriu a Wolff que contrate o tricampeão do Grande Prêmio por um ano.
O piloto júnior da Mercedes, Antonelli, é considerado por Danner como o “homem certo para substituir Hamilton na Mercedes”. Danner acredita que Wolff deveria adiar a promoção de Antonelli para a F1 e, em vez disso, colocar Sainz no carro.