Oscar Piastri cansa de bancar o “bonzinho” e chuta o balde na McLaren

0

Oscar Piastri é conhecido por muitos fãs por ser um piloto calmo e muito ponderado em algumas declarações. Mas um movimento de estratégia feito pela McLaren no GP da Inglaterra, mudou um pouco essa história.

O australiano fez questão de expressar sua frustração com a decisão da equipe de deixá-lo por mais uma volta com pneus lisos em condições de pista úmida durante o Grande Prêmio da Inglaterra de F1, chamando a decisão de “instantaneamente errada”.

Piastri terminou em quarto lugar em Silverstone, logo atrás de seu companheiro de equipe Lando Norris, enquanto a McLaren perdeu uma oportunidade de vitória com ambos os pilotos. A equipe britânica estava liderando com Norris e Piastri após uma estratégia astuta quando a chuva começou a cair, permitindo superar os carros da Mercedes.

Chuva e estratégia prejudicaram Piastri

No entanto, a decisão de manter Piastri na pista com pneus lisos enquanto Norris optou por entrar nos boxes acabou custando caro à McLaren. A chuva aumentou, prejudicando o desempenho de Piastri e o obrigando a fazer um pit stop, perdendo tempo valioso.

“Eu sabia que era a decisão errada basicamente instantaneamente. Você tem dois carros, 1-2, separados por meio segundo com chuva caindo, não acho que fica mais difícil do que isso,” disse Piastri.

Piastri reconheceu que a opção de “double stacking”, ou seja, fazer pit stops consecutivos para ambos os carros, poderia ter sido a melhor escolha retrospectivamente, mas as condições variáveis tornaram a decisão complexa.

Questionado sobre a possibilidade de ter reduzido seu ritmo para garantir que a McLaren o chamasse para os boxes, Piastri explicou: “Na verdade, não, porque eu estava tentando assumir a liderança para ganhar a prioridade nos boxes. É por isso que digo que é uma das decisões mais difíceis.”

Andrea Stella, chefe da McLaren, concordou que a equipe deveria ter parado Piastri junto com Norris e reconheceu o erro assim que o australiano começou sua volta seguinte. Piastri é inflexível ao afirmar que a McLaren tinha o potencial de parar os dois carros ao mesmo tempo, mas reconheceu que as condições mutáveis adicionaram complicações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.