Ferrari se atrapalha e não sabe o que fazer com um problema sério da equipe

0

A temporada 2023 da Fórmula 1 trouxe desafios para a equipe italiana Ferrari, que lutou para entender e corrigir as deficiências de seu carro. Charles Leclerc e Carlos Sainz manifestaram suas insatisfações referentes ao desempenho do carro durante as corridas, reivindicações estas que foram reconhecidas e estão sendo trabalhadas para a temporada de 2024. Durante o ano, a Ferrari apresentou ritmo melhor nas classificações do que nas corridas, uma situação que lhes permitiu conquistar sete poles durante o campeonato, ficando atrás apenas da Red Bull. O diretor-técnico da Ferrari, Enrico Cardile, identificou que o baixo rendimento durante as provas deve-se ao mapa aerodinâmico e ao downforce do carro – fatores que vêm sendo estudados para evitar repetições futuras.

Como entender a diferença entre a performance na classificação e na corrida?

Esse é um questionamento que Cardile se faz e admite ser um desafio entender as razões pelas quais essa diferença ocorre. Enrico aponta que a Mercedes, por exemplo, enfrenta situação oposta — apresentando melhor desempenho nas corridas do que nas classificações. Durante o período em que disputaram as poles com a Red Bull, a Ferrari percebeu que o alto desgaste dos pneus era um fator determinantemente negativo para a queda na performance. Esse problema foi, de acordo com Cardile, atribuído a alguns problemas no conceito aerodinâmico do carro de 2023. A Ferrari reconheceu que para ser mais agressiva e competitiva, seria necessário praticamente um novo carro – com um novo chassi e uma nova caixa de câmbio – algo que não era factível para a temporada de 2023.

Quais melhorias são esperadas para 2024?

A equipe Ferrari, após suas análises, concluiu que o foco para 2024 estará em melhorar o desempenho nas curvas de baixa velocidade, um ponto fraco característico do carro de 2022. Contudo, isso não significa negligenciar o rendimento em outros tipos de curvas, pois reconhece que é necessário um equilíbrio para o sucesso nas pistas. As expectativas para o campeonato de 2024 estão altas, tanto para a equipe quanto para os fãs da Scuderia. O GP do Bahrein, dia em que a temporada será inaugurada, já é aguardado com grande expectativa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.