A parceria de longa data entre Mercedes e Puma como fornecedora oficial de roupas e equipamentos de proteção (macacões, luvas, sapatilhas, etc.) parece estar chegando ao fim. De acordo com informações do RacingNews365, a equipe alemã está em negociações avançadas para fechar um novo contrato milionário com a Adidas a partir de 2025.
O novo acordo não se limitaria ao fornecimento de vestuário, incluindo também o status de patrocinadora oficial da Mercedes. O valor do contrato seria semelhante ao da Red Bull Racing com a Castore, estimado em cerca de € 30 milhões anuais.
Há indícios de que o novo patrocinador já esteja se manifestando internamente. Durante uma reunião na Áustria, a Mercedes teria apresentado amostras preliminares de roupas com a presença dos novos patrocinadores, que devem ser anunciados em breve.
Atualmente, a Adidas não possui parceria com nenhuma equipe no grid da Fórmula 1, enquanto a Puma é uma marca tradicional no paddock, vestindo várias equipes ao longo dos anos.
Enquanto a Castore é uma empresa relativamente nova, conquistou boa visibilidade na categoria ao fechar acordos com Red Bull e McLaren. A Nike chegou a ser considerada para uma parceria com a Mercedes, mas as negociações não progrediram.
Adidas é parceira de Lionel Messi
Recentemente, os detalhes do contrato de publicidade de Lionel Messi com o governo da Arábia Saudita foram revelados pelo jornal The New York Times. O astro argentino assinou um acordo de US$ 22,5 milhões (R$ 117 milhões) por três anos, que inclui a promoção do país em redes sociais, participação em eventos sociais e uma viagem de férias totalmente custeada.
Mas as receitas de Messi não param por aí! Esse contrato é apenas uma parte dos seus ganhos, que somam cerca de US$ 65 milhões anuais (R$ 311 milhões). Além desse acordo, um dos principais patrocinadores de Messi é a própria Adidas, que o apoia o astro desde 2006.
O contrato atual com a empresa de material esportivo rende ao jogador US$ 19,2 milhões (R$ 96 milhões) por ano, com um valor adicional pelo contrato vitalício. Messi é considerado o principal embaixador da marca, e sua influência é significativa.
Desde sua chegada ao Inter Miami em julho de 2023, o impacto de Messi no futebol dos Estados Unidos tem sido notável. Segundo a revista Footwear News, a presença do argentino na Major League Soccer (MLS) resultou em um aumento significativo no interesse pelo futebol no país, beneficiando diretamente a Adidas.
As visitas ao microsite de Messi no site da Adidas aumentaram mais de 60% nos EUA nos últimos 12 meses em comparação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, o microsite de futebol infantil da Adidas também registrou um crescimento de mais de 40% nas visitas.