Além de priorizar maior velocidade e segurança, os carros da próxima geração da Stock Car Pro Series, que estrearão nas pistas em 2025, também serão mais sustentáveis. A nova estrutura de segurança, conhecida como safety cage, que protege os pilotos, será fabricada com aço carbono neutro fornecido pela ArcelorMittal, líder no mercado mundial do aço.
A solução em aço desenvolvida pela empresa recebeu o certificado XCarb, um programa global da fabricante de aço que garante uma produção com emissões de CO2 reduzidas.
Para destacar a importância dessa iniciativa, a ArcelorMittal entregou o certificado XCarb à Audacetech, o braço tecnológico do Grupo Veloci, que é o detentor da Vicar, a organizadora da principal categoria do automobilismo brasileiro. O evento de entrega aconteceu nesta sexta-feira (1).
A neutralidade de CO2 da solução em aço para a Stock Car é assegurada por meio de projetos de redução de emissões, além da compensação das emissões residuais por meio do plantio de árvores.
Vice-presidente fala sobre iniciativa
Segundo Jorge Adelino de Faria, vice-presidente de Operações da ArcelorMittal Aços Planos América Latina, essa iniciativa reafirma o compromisso da empresa com a agenda de descarbonização.
“A ArcelorMittal se conecta à Stock Car por meio dos pilares de segurança, tecnologia e sustentabilidade. Neste caso, usamos nosso Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para desenvolver a solução em aço da safety cage e todo o processo foi feito de forma sustentável, com o certificado XCarb, levando a importância da agenda de descarbonização também para o automobilismo e reafirmando o nosso propósito de produzir aços inteligentes para as pessoas e o planeta”, disse.