Um assunto que domina os bastidores da Mercedes nos últimos dias é sobre o substituto de Lewis Hamilton na equipe. O britânico pegou todo mundo de surpresa ao confirmar a ida para a Ferrari em 2025 e quem também se surpreendeu com a decisão foi a própria equipe alemã.
Com isso, os rumores e informações de busca sobre um novo nome, se intensificaram nos últimos tempos. Falando em substituto de Hamilton, a Mercedes já teve um substituto para o heptacampeão na equipe e poucos se lembram disso.
Mas calma, essa substituição foi apenas em um treino da temporada 2023. Frederick Vesti foi para a pista pela Mercedes no Treino Livre 1, do GP de Abu Dhabi, etapa que encerrou o calendário de 2023, substituindo Lewis Hamilton na sessão.
Vesti não foi o único jovem na pista
Essa mudança foi em virtude da regra que obriga as 10 equipes do grid a colocar jovens pilotos em duas sessões ocasionais de treinos nas sextas-feiras. Em Abu Dhabi, Vesti não foi o único jovem na pista. Ele teve a companhia de outros nomes como Jake Dennis, Isack Hadjar (Red Bull), Robert Shwartzman (Ferrari), Patricio O’Ward (McLaren), Felipe Drugovich (Aston Martin), Jack Doohan (Alpine), Théo Pourchaire (Alfa Romeo), Oliver Bearman (Haas) e Zak O’Sullivan (Williams). Metade da “grade” do Treino Livre 1, portanto, foi formada por meninos.
Como curiosidade daquele treino, George Russell mostrou-se um dos mais experientes na pista, apesar de seus 25 anos, que não eram tão distantes das idades dos novatos. Foi ele quem liderou a sessão, registrando 1m26s072 para assegurar a posição de forma dominante, à frente do campeão da Fórmula 2, o brasileiro Felipe Drugovich, o Top 3 foi fechado por Daniel Ricciardo.