A pista do eP de Tóquio, que sediará a primeira corrida da história da Fórmula E no Japão no próximo fim de semana, sofreu uma alteração de última hora em seu layout. Por questões de segurança, a categoria optou por modificar um dos setores de alta velocidade, adicionando uma chicane na última reta antes da entrada do pit-lane.
Essa chicane está localizada entre as curvas 16 e 17 do circuito, onde anteriormente existia apenas um trecho de alta velocidade. Com essa mudança, o circuito agora possui 20 curvas em vez das 18 anteriores, aumentando ligeiramente sua extensão – de 2,582 km para 2,585 km.
Mudança não altera quantidade de energia
Agora, o setor apresenta três curvas de baixa velocidade, duas à esquerda e uma à direita. No entanto, a mudança não afeta a quantidade de energia disponível para a corrida, que permanece em 32 kWh para as 33 voltas da prova.
Após uma corrida caracterizada por uma gestão extrema de energia em São Paulo, a Fórmula E espera que o eP de Tóquio traga um cenário diferente, especialmente por ocorrer em um circuito mais estreito e com temperaturas mais baixas.
Após registrar temperaturas de até 36ºC no Anhembi, a previsão para os treinos livres e a classificação no Japão é de 10ºC a 12ºC. Durante a corrida, espera-se que as temperaturas fiquem em torno de 14ºC a 16ºC. Portanto, acertar a janela ideal para os pneus Hankook será mais um desafio para os pilotos em Tóquio.